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Perônio, game brasileiro de realidade virtual e aumentada, vence o Vuforia Awards de olho no mercado futuro

Perônio, projeto singular que une a diversão dos livros pop-up com a interatividade digital das telas sensíveis de dispositivos móveis, acaba de receber o prêmio Vuforia, concedido pela Qualcomm, empresa de tecnologia voltada ao mercado de smartphones. O personagem título do game sonha com um futuro diferente para si a cada dia, de mecânico de naves espaciais a dentista para dragões, e o jogador participa das dúvidas e do cotidiano do garoto por meio do uso de óculos de realidade virtual construído em papelão para adaptação do smartphone. Ao utilizar uma arte impressa por meio da câmera do aparelho, o usuário do recurso pode interagir com o próprio personagem, por meio da realidade aumentada.

A produção do game é do OvniStudios, sediado em São Paulo. Ao Drops de Jogos, Tiago Moraes, presidente e desenvolvedor da equipe, contou que a produção teve momentos que exigiram objetividade e profissionalismo para a superação das dificuldades encontradas ao lidar com a realidade virtual e realidade aumentada. "Nesses 15 anos trabalhando com games, fomos aprimorando nossa produção e cometendo cada vez menos erros, mas apenas 'fazer o dever de casa' não é suficiente", explicou o desenvolvedor. "Precisamos também de um pouco de sorte para conquistar nosso lugar no mercado". Tiago informou que Peronio é o primeiro título lançado pela equipe na linha híbrida de "3D+RV+RA". "É algo tão novo e inovador, que certamente estamos sofrendo em colocar um produto no mercado um pouco antes do 'momento' certo", analisou, destacando que este 'momento certo' deverá ser a partir de 2016. "No ano que vem, diversos óculos de realidade virtual e aumentada chegarão no mercado. Mas, como estamos olhando para o futuro, tudo acaba funcionando como um investimento para colher frutos mais à frente", propôs.

Embora estejam explorando estas possibilidades, ainda parece altamente arriscado para os profissionais do OvniStudios desenvolver um jogo indie visando este mercado e, mais ainda, convencer investidores a apoiar tais realizações, considerando a novidade do meio. "A base instalada para estes novos dispositivos é praticamente inexistente. Mesmo com a chegada de novos dispositivos, ninguém sabe ao certo quanto tempo vai demorar para consolidarmos esse novo mercado", enfatizou Tiago.

O projeto, que esteve por dois anos em produção, conquitou o segundo lugar na categoria BIG Starter no BIG Festival desse ano, chamando a atenção de empresas e do grande público. "Foi a primeira vez que o Peronio veio a público e estávamos super ansiosos em relação aos feedbacks da galera", comentou Tiago. A premiação com o Vuforia Awards foi, como explicou o criador, um momento muito especial para a equipe de quatro desenvolvedores, que trabalham em esquema de home oficce. "Sempre utilizamos realidade aumentada para projetos encomendados, mas usá-la de forma divertida e relevante para jogos é um desafio e tanto", destacou. "Após estes dois anos de investimento desenvolvendo o Peronio, com todo o desafio que é fazer algo inovador misturando diversas tecnologias em um único jogo, ser finalista do BIG e do Unity Awards, e vencer o Vuforia, é o feedback que precisávamos para sentir que estamos no caminho certo", explicou.

O game está disponivel para download gratuito para o sistema Android na loja virtual Google Play.

 

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Kao Tokio

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