Indie

Por mulheres, para mulheres: está no ar a Game Jam das Minas 2021

Recebemos a seguinte informação:

A Game Jam das Minas, primeira maratona de desenvolvimento de jogos voltada para o público feminino do Brasil, chega à sua quarta edição em 2021, em evento 100% online. Com a pandemia ainda em curso, o novo formato foi a solução encontrada pela equipe para seguir realizando a game jam com segurança dentro da agenda, que desde 2018 acontece em meados de março, mês das mulheres.

A edição desse ano traz muitas novidades. Além do formato online, a programação de palestras e oficinas pré-jam foi ampliada e se tornou um evento à parte – a Minas GameDev Week, que acontece de 7 a 11 de março. Com isso, além das oficinas exclusivas para participantes, também haverá transmissões abertas, contemplando o grande público. A programação vai abordar temas diversos, como game design, programação, arte, animação e design de som, além de bate-papos sobre como ter melhor aproveitamento em jams e como inserir-se no mercado de games local.

Assim como nos anos anteriores, a Game Jam das Minas 2021 terá 48h de duração, mas o formato online possibilitou a ampliação da quantidade de participantes. Este ano, serão 60 participantes, com prioridade para mulheres mas oferecendo espaço a qualquer pessoa que se identifique com o perfil do evento. Assim como nos anos anteriores, a seleção de jammers busca fortemente a inclusão e a diversidade, priorizando um público diverso em relação à raça, renda, orientação sexual, nível de experiência etc.

A Game Jam das Minas 2021 acontece entre os dias 12 e 14 de março através do Discord. Confira a programação completa:

  • 8 de fevereiro: live de lançamento JdM 2021 com dicas de como aumentar suas chances na seleção e abertura das pré-inscrições.
  • 21 de fevereiro: último dia de pré-inscrições
    23 de fevereiro: divulgação da seleção
    5 de março: esquenta Jam das Minas (encontro para a formação das equipes)
  • 7 – 11 de março: Minas GameDev Week
  • 12 – 14 de março: Game Jam das Minas
  • 20 de março: Streaming das Minas (reencontro para mostrar os jogos criados na JdM 2021)

Sobre a Game Jam das Minas: realizada 100% por mulheres, a Game Jam das Minas incentiva a inserção do público feminino na indústria de desenvolvimento de jogos digitais, especialmente no mercado local, fortalecendo a comunidade game dev do Recife e de Pernambuco. Este incentivo contribui para a descoberta e capacitação de talentos femininos na área, possibilitando uma maior diversidade nas empresas, que resulta em mais criatividade, identificação e todos os benefícios que equipes diversas são capazes de gerar. Além de produzir a maratona, a equipe da Game Jam das Minas tem o objetivo de ajustar a fortalecer o senso de pertencimento e oferecer um ambiente diverso e acolhedor de aprendizagem e networking para as que desejam entrar nesta indústria.

A edição 2021 foi contemplada com os Selos de Incentivo à Diversidade da ABRAGAMES por indicar uma equipe formada por minorias quanto a Gênero, Raça e pessoas LGBTQI+ e ainda como evento que promove a participação de minorias representativas no setor de jogos e se compromete a ser um espaço acolhedor, respeitoso e seguro para esse público.
A Jam conta com apoio do Porto Digital, Armazém da Criatividade, Scirra/Construct, Revolution Escola de Artes Digitais, e co-realização do MINAs.

Para mais informações, acesse:
https://www.instagram.com/jamdasminas
https://www.linkedin.com/company/game-jam-das-minas

LEIA MAIS – Conheça 17 empresas que estão definindo o futuro dos games brasileiros

Fatec’s Out é o game brasileiro de 2020 segundo a pesquisa Drops de Jogos/Geração Gamer

Opinião – Death Stranding é sobre futuro; Cyberpunk 2077 é passado. Por Pedro Zambarda

Veja o vídeo da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

Drops de Jogos

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!