Preta Game Jam oferece gratuidade total para participantes negros

A equipe do estúdio paulistano Game e Arte está produzindo o evento

  • por em 2 de dezembro de 2020

Preta Game Jam oferece gratuidade total para participantes negros. Foto: Divulgação

A equipe do estúdio paulistano Game e Arte está produzindo o evento de desenvolvimento de jogos Preta Game Jam.

O evento propões a construção de protótipos de videogames e narrativas transmídia a partir de métodos e pensamentos que partam de matrizes afro-brasileiras e nasce da pesquisa de doutorado de Jaderson Souza, intitulada de “ Videogame Ancestral: enfrentamento do epistemicídio negro a partir da criação de jogos digitais afro-brasileiros”, realizada no programa Diversitas, da Universidade de São Paulo.

“Estamos organizando para a próxima semana a primeira edição da Preta Game Jam! Temos apenas 25 vagas, sendo que 20 delas são asseguradas para pessoas pretas. Além disso, estas inscrições recebem 100% de gratuidade no evento G4C América Latina”, comemorou o pesquisador, em bate papo com o Drops de Jogos.

O projeto acontecerá em parceria com a Games for Change América Latina.

“A maioria absoluta (senão todos) os jogos digitais que conhecemos através da indústria, partem de formatos e ideias cuja matriz se baseia no pensamento eurocêntrico. Partindo da compreensão dos processos de colonização, e principalmente sobre a história das pessoas pretas no Brasil, estes mecanismos acabam provocando o sufocamento de ideias que partem de lugares diferentes deles. Por exemplo, as culturas de matrizes africanas”, explica o texto do release de divulgação do projeto.

Na jam, a produção pretente utilizar uma metodologia baseada no programa Contos de Ifá, de Mãe Beth de Oxum.
Coordenando o Ponto de Cultura Côco de Umbigada, em Olinda, Pernambuco, Mãe Beth realiza um método de construção de videogames que prioriza a promoção da identidade preta a partir de games roteirizados com mitologias afro-brasileiras.

Das 25 vagas para participação na jam, vinte estarão reservadas para pessoas auto declaradas pretas, que receberão 100% de gratuidade no evento gera, incluindo a participação no Festival Games For Change América
Latina.

Pessoas que se identifiquem como negros interessados em participar o evento devem enviar e-mail para: contato@gamearte.art.br, com nome completo, cidade, estado, telefone e endereço eletrônico para contato.

A Preta Game Jam acontece no 20º Festival Games For Change América Latina, nos dias 7, 8 e 9 de dezembro de 2020, das 13h às 18h.

Mais detalhes sobre o G4C podem ser obtidos diretamente no site oficial do evento.

LEIA MAIS – Drops de Jogos discute como falar de games e política

“Metal Gear mistura guerra e narrativa surreal”, disse fã que tem braço biônico inspirado em Big Boss

Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 com Charlie Brown Jr, uma resenha

Death Stranding, a resenha em tempos de coronavírus. Por Pedro Zambarda

Conheça o projeto Indie BR em 5

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.