Programa do Goethe-Institut incentiva intercâmbio de desenvolvedoras mulheres no Brasil

Texto oficial do Goethe-Institut. Ele segue estas diretrizes de divulgação do Drops de Jogos.

Foto: Divulgação

Com um programa de residências para desenvolvedoras de jogos brasileiras e alemãs, o Goethe-Institut incentiva o intercâmbio e o contato entre desenvolvedoras de jogos de ambos os países.

Através do convite do Goethe-Institut São Paulo, cinco desenvolvedoras alemãs de jogos viajarão a São Paulo para fazer uma residência de duas semanas, cada uma em um estúdio brasileiro de desenvolvimento de jogos. Em seguida, as desenvolvedoras de jogos brasileiras viajarão para uma residência de duas semanas na Alemanha. O programa acontecerá entre março e maio de 2018.

O programa proporciona a mulheres do setor de jogos de ambos os países um mergulho no dia a dia de um estúdio de desenvolvimento de jogos do outro país, que terão a oportunidade de conhecer através de observação direta. Em primeiro plano, estão a troca de conhecimento e a formação de redes. Durante as residências curtas, as participantes desenvolverão o conceito de um projeto de cooperação entre Alemanha e Brasil. Em workshops paralelos, ao lado de estudantes brasileiras da área de design de games, serão aprofundados conhecimentos sobre temas como roteiro e desenho de personagens. O programa incentiva o contato entre desenvolvedoras de jogos, a troca de conhecimento e a internacionalização da indústria de games de ambos os países.

Os parceiros que cooperam com o Goethe-Institut no programa Mulheres no Jogo são a Abragames e a fundação Stiftung Digitale Spielkultur. O projeto é patrocinado pelo Ministério alemão das Relações Exteriores.

A seleção das participantes brasileiras será realizada pelo Goethe-Institut, pela fundação Stiftung Digitale Spielkultur e pela Abragames.

Cronograma:

Até 11 de dezembro de 2017 – período de inscrição
13 de dezembro de 2017 – entrevista de seleção

março/abril de 2018 – estada das participantes alemãs no Brasil
abril/maio de 2018 – estada das participantes brasileiras na Alemanha
24 e 25 de abril de 2018 – painel conjunto em Berlim (provavelmente no Quo Vadis 2018)
 
Inscrição:
 
A inscrição é voltada para mulheres do setor brasileiro de jogos. Além disso, para se candidatar, é preciso seguir corresponder às seguintes condições:

  • exercer, há pelo menos até o fim de 2018, uma ocupação em um estúdio de desenvolvimento situado em São Paulo, que já tenha colocado pelo menos um jogo no mercado;
  • ser ativa em uma ou mais das seguintes áreas: game design, programação, arte/artes gráficas; produção
  • capacidade de comunicação em língua inglesa com segurança;
  • disposição para preparar e acompanhar a residência de uma desenvolvedora de jogos alemã em março/abril de 2018; isso inclui principalmente a preparação de um local de trabalho durante esse período e a integração da parceira de intercâmbio no cotidiano do estúdio;
  • disposição para viajar em abril/maio de 2018 por duas semanas para a Alemanha;
  • disposição para preparar um projeto conjunto com a parceira de intercâmbio alemã e trabalhar nele durante o período da residência

Por favor observar que os pedidos de inscrição só podem ser feitos para a totalidade do programa. Todas as participantes comprometem-se a participar de ambos os módulos do programa (residência no Brasil; residência na Alemanha).

A oferta do programa inclui:

  • custos de viagem (voo Brasil-Alemanha, com lugares na segunda classe / passagens de trem de segunda classe dentro da Alemanha, transporte urbano)
  • hospedagem durante a estada na Alemanha
  • dinheiro para gastos diários durante a estada na Alemanha


Documentos necessários para a inscrição:

  • carta de motivação, na qual fiquem claras suas expectativas em relação à participação no programa;
  • perfil do estúdio (data de fundação, número de pessoas que trabalham ali, jogos que foram lançados até hoje, projetos atuais, entre outros);
  • breve descrição sobre como a parceira de intercâmbio será integrada no estúdio local durante a residência.

Inscreva-se aqui.

Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.
Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Indie