Um novo sistema, denominado projeto 3DNES, permite jogar clássicos games 2D em formato 3D. A façanha é criada por meio de algoritmos de detecção de formas, que estendem os sprites 2D do NES para o eixo Z, criando a sensação de profundidade. O jogador pode girar a câmera ao redor do game e observar os sprites e cenário de diferentes pontos.
A riqueza visual do algoritmo permite ver cenários dos games em planos diferentes, como uma escadaria em Mega Man ou a tubulação de Super Mario Bros, convertida em um cilindro estrudado, como em programas de modelagem em 3D. Os testes do Geod Studio, desenvolvedor do recurso, já disponibilizaram na rede vídeos com gameplay dos jogos Dr. Mario, Legend of Ninja, Mega Man , Super Mario Brothers 3, The Legend of Zelda, Contra e Castlevania.
"O reconhecimento de forma – como qualquer sistema de reconhecimento – é difícil e não apresenta uma resposta definitiva", escreveu um interlocutor do estúdio no fórum NESDev. "No sistema de NES, felizmente, podemos escolher padrão de cores como o principal fator para o agrupamento das formas, funcionando para 90% dos casos", esclareceu.
A versão beta funciona, até o momento, somente em navegadores Firefox, mas a qualidade da extrusão em 3D impressiona e vale brincar com a novidade. O recurso pode ser acessado através da página 3DNEes.
Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.
Kojimão gostou de Coringa 2 do Todd Phillips
Um dos caras que fundou o metal
Dark Side of the Moon
Wolverine detona o Deadpool
Em debate no Conselho de Comunicação Social, convidados defenderam a soberania do país na regulação…
Proposta é inspirada em iniciativa de Mato Grosso, onde sistema é integrado diretamente a órgãos…