Psychonauts 2, o game idealizado pelo desenvolvedor Tim Schafer e os profissionais da Double Fine, arrecadou impressionantes US$ 3,829,024 em pouco mais de um mês de campanha de financiamento coletivo. Com esse resultado, o jogo tornou-se a mais bem sucedida campanha de arrecadação para um game, superando os US$ 3,3 milhões de Broken Age, da mesma produtora, lançado em 2015. Parte do sucesso, acredita o cridor do projeto, se deve ao novo modelo de negócios, que permite que os apoiadores sejam agora também co-proprietários da criação, recebendo mais do que os mimos tradicionais como camisetas e posteres do jogo.
Dos valores arreadados, cerca de US$ 1.954.000 vieram de financiadores que apoiam a criação do novo game e outros US$ 1.874.000 por meio de investidores, que esperam obter parte dos lucros da comercialização do produto, segundo dados do site Gamespot. O game está previsto para ficar pronto somente em 2018.
"Nós sempre quisemos saber se havia uma maneira de você compartilhar seus lucros com as pessoas que te apoiaram financeiramente. E disseram, quando eu fiz essa pergunta pela primeira vez, quando lançamos essa campanha pela primeira vez, que era ilegal", explicou Schafer no final de 2015, em entrevista ao site Polygon.
Com as mudanças na legislação americana em 2012, os apoiadores podem investir nos projetos de seu interesse com a opção de participar dos lucros futuros da comercialização. A Double Fine parece ter encontrado a mina de ouro, convergindo projetos de grande apelo ao público de games com a oportunidde de retorno financeiro.
"Eu acho que os jogos são uma estranha combinação de artes e a oportunidade de fazer dinheiro. Nós estamos fazendo dinheiro com games – games que são arte – e por isso nós amamos o apoio de nossos fãs à arte que estamos fazendo. Agora, queremos devolver a eles alguns dos benefícios do nosso sucesso", finalizou o desenvolvedor.
Atualização: Os fãs vão surtar! Psychonauts original, criado para o PS2, também está a caminho do PS4, informou o PlayStation.Blog.
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