O curso será online e gratuito através do Sesc Avenida Paulista. A fundadora da PerifaCon participará e este editor que vos escreve, também. Os encontros serão em três sextas-feiras, das 19h às 21h. Confira as informações oficiais para entender todo o curso.
Apresentação de um breve histórico sobre a produção de games no Brasil, além de discussão de temáticas relacionadas à profissionalização e criação de políticas públicas para a área.
Palestra será feita pelo grupo que foi responsável pela organização de documento norteador de políticas públicas para o governo federal. Criado de forma colaborativa e por diferentes agentes sociais, tem como o objetivo de apresentar sugestões e pautas para a construção de iniciativas governamentais para trabalhadores e demais desenvolvedores do setor de games.
Mediação: Erika Caramello e Pedro Zambarda (Rede Progressista de Games). Convidados: Alan Richard Luz, Rique Sampaio e Andreza Delgado.
Encontros abertos ao vivo pelo Youtube
Temas e convidados por encontro:
17/5 – O Ecossistema dos Games no Brasil e as Possibilidades de Atuação na Cena Gaming Brasileira
Apresentação de um histórico panorâmico da indústria de games no Brasil, passando pela criação dos primeiros jogos, eventos, formação e profissionalização.
Convidado: Alan Richard Luz
24/5 – O Que está Em Jogo na Atualidade: Precarização do Trabalho na Indústria Gamer
Discussões sobre assédio, crunch time (horas extras não remuneradas), outsourcing (subcontratações), propriedade intelectual, layoffs (demissões em massa), sindicalização, uso de inteligência artificial, dentre outros temas.
Convidado: Rique Sampaio
7/6 – Estratégias Para Virar o Jogo
Pautas sobre a importância dos agentes públicos em prol de formação, produção, investimento e legislação da área gaming no Brasil. Convidada: Andreza Delgado
Érika Caramello
Cofundadora da Rede Progressista de Games (RPG). CEO da Dyxel Gaming. Professora doutora na Faculdade Cásper Líbero e na Fatec. Conselheira da Diversidade na Abragames. Desde 2006, trabalha na área gaming, sendo reconhecida como uma das mulheres pioneiras no país.
Pedro Zambarda
Possui bacharelado em Filosofia pela Universidade de São Paulo e em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Tem ampla experiência nas áreas de tecnologia, cultura pop, literatura, negócios e economia. Responsável pelo site Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Um dos fundadores da Rede Progressista de Games.
Alan Richard da Luz
Doutor em Design pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Tem experiência docente em cursos de graduação e pós-graduação em diversas instituições e atualmente é consultor em design estratégico. Tem experiência na área de Design, atuando no design gráfico (especialmente em identidade corporativa, branding e design de embalagens), em Design de Games e Design de Interação.
Rique Sampaio
Jornalista, podcaster e criador de conteúdo. Especialista em games, tecnologia e cultura pop, atuando desde 2005 com web, jornais e revistas. Criador do podcast narrativo Primeiro Contato, eleito um dos melhores de 2021 pelo Apple Podcasts e indicado a melhor podcast no CCXP Awards e Rio Webfest. Criador do podcast Código do Caos, que versa sobre cultura digital com um olhar crítico sobre tecnologia, redes sociais e videogames.
Andreza Delgado
É sócia fundadora da PerifaCon, primeira convenção nerd das favelas, fundadora da Gamer Perifa, iniciativa que pretende democratizar os games e uma das responsáveis pela Copa das Favelas, evento de esportes eletrônicos. Apresenta o podcast Lança a Braba. Fez parte da lista da BBC de 100 mulheres inspiradoras e influentes no mundo para 2023.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
Ele está fazendo o drama ‘Queer’
Ampliando
Melhorias em inteligência artificial, diz a PlayStation
E eles tiveram grana para isso, depois de demitir centenas