Renato Degiovani resgata adventures no 'Pergaminho' do site Tilt Online - Drops de Jogos

Renato Degiovani resgata adventures no ‘Pergaminho’ do site Tilt Online

Garimpo digital

  • por em 13 de julho de 2021

Renato Degiovani. Foto: Reprodução

O desenvolvedor Renato Degiovani, reconhecido como o primeiro designer de jogos brasileiros, vem mantendo um trabalho de ‘garimpo digital’, resgatando Adventures desenvolvidos por profissionais do Brasil e do mundo ne seção Pergaminho, presente no site Tilt Online.

Os adventures, também conhecidos em português como jogos eletrônicos de aventura, são games focados na narrativa e não necessariamente na apresentação visual ou ação e caracterizados pela exploração de cenários, resolução de enigmas e quebra-cabeças e interação com outros personagens.

A compilação de jogos inclui projetos desenvolvidos para sistemas como ZX81, TRS 80, APPLE II, MSX e PC DOS, entre outros, e produzidos por profissionais reconhecidos no mercado nacional, a exemplo de Divino C. R. Leitão, Caio Chagas, Thais Weiller e Amora Bettany e estúdios como Skyjaz Games e Submersivo Game Studio.

No site Tilt Online o designer disponibiliza também sua farta produção de games pessoais, que vão do pioneiro Amazônia a Mensalão, o jogo, entre outros.

Para conhecer os Adventures resgatados pelo Renato, alguns deles hoje indisponíveis para venda, como Pesadelo – O Início e Pesadelo – Regressão, do extindo estúdio paulistano Skyjaz, basta acessar a página do Pergaminho no Tilt.net.

Imagem: Pergaminho, Salve a Natureza – 2019, O Globo da Luz – 1984, Amazônia 1819 – 2019 e Mad in Cashcais – 1986

LEIA MAIS – Conheça 17 empresas que estão definindo o futuro dos games brasileiros

Fatec’s Out é o game brasileiro de 2020 segundo a pesquisa Drops de Jogos/Geração Gamer

Opinião – Death Stranding é sobre futuro; Cyberpunk 2077 é passado. Por Pedro Zambarda

Veja o vídeo da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Filipe Veiga

Uma correcção importante: o Pergaminho é um projeto internacional luso-brasileiro que surgiu com o objetivo de catalogar as aventuras em português (tanto portuguesas como brasileiras ou produzidas em português). Não é um projeto focado no mercado brasileiro, mas sim na produção lusófona. O “resgate” é feito por várias pessoas, inclusive de outros projetos externos ao Pergaminho.