Indie

O que aconteceu na reunião de Silvio Almeida com o setor de games? Confira vídeo do Meteoro Brasil

Por Pedro Zambarda, editor-chefe do Drops de Jogos.

O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania do governo Lula, Silvio Almeida, realizou uma reunião de mais de três horas com representantes do setor de videogames. No release oficial do governo federal, saiu apenas o meu nome na divulgação. Publico essa reportagem para dar o teor da reunião.

Parte das informações foram antecipadas ao IGN Brasil.

Não estava só a Rede Progressista de Games, grupo político de esquerda que o Drops de Jogos faz parte, presente na reunião online de 17 de julho de 2024 com a equipe do MDHC: o assessor especial de Comunicação Social, Ruy Conde; a assessora especial de Participação Social e Diversidade, Anna Karla Pereira; a coordenadora-geral de Educação em Direitos Humanos e Mídias Digitais, Lígia Oliveira; o coordenador-geral de Educação Cidadã na Rede Formal e Popular, João Moura; e o diretor de Promoção dos Direitos Humanos, Fábio Mariano.

Além da RPG, estava presente a palestrante e pesquisadora Flávia Gasi, a desenvolvedora Sue The Real, o coletivo Game e Arte, além de acadêmicos da PUC-SP e do Senac. Entre os pesquisadores presentes, Ivelise Fortim apresentou ao ministro a cartilha de videogames para pais e o trabalho do grupo Homo Ludens.

Christian Bernauer, da AbleGamers, falou sobre as políticas públicas para inclusão de pessoas com deficiência, os PcDs, no setor de jogos. Andreza Delgado falou sobre o fenômeno da comic con das favelas, a PerifaCon, que terá a presença do próprio Silvio.

O que foi falado: Sobre a necessidade de se pensar políticas de fomento de desenvolvimento de games, profissionalização e campanhas pela periferia brasileira, além de mapeamento e denúncia do discurso de ódio e despolitizado no setor. O MDHC também manteve contato com os convidados após o diálogo aberto. Flávia Gasi, por exemplo, foi convidada para um evento da pasta no governo Lula.

O encontro de Silvio Almeida foi fruto da pressão da Rede Progressista de Games e de outros grupos para uma participação ativa do governo federal para o fomento do setor, positivamente impactado pelo Marco Legal dos Games. É fruto de uma política de observação do cenário e ganhou mais contornos a partir das eleições de 2022.

Tentei resumir todos esses pontos no vídeo que gravei para o canal Meteoro Brasil. Confira.

Durante encontro, ministro destacou que é preciso conhecer e distinguir as formas de socialização que os jogos criam para enfrentar violações de direitos humanos (Foto: Gustavo Gloria)

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Posts Recentes

Academia Brasileira de Cinema vai homenagear Walter Salles e Fernanda Torres no Prêmio Grande Otelo

A 24ª edição da maior premiação do audiovisual do país está confirmada para 30 de…

7 horas atrás

Comunidade de Honor of Kings mostra como os videogames podem ajudar a proteger o planeta

87,9% dos participantes da pesquisa afirmaram que manteriam maior chance de tomar medidas para proteger…

9 horas atrás

SEGA, Bandai Namco e Arc System Works estão confirmadas na Gamescom Latam 2025

A SEGA levará à gamescom latam a primeira demonstração jogável de Demon Slayer -Kimetsu no…

11 horas atrás

Brasil e Japão avançam com parceria em prol do turismo

Em agenda oficial, ministro Celso Sabino se reúne com Hirosama Nakano, ministro da Infraestrutura, Transporte…

11 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!