Por Pedro Zambarda, editor-chefe do Drops de Jogos.
O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania do governo Lula, Silvio Almeida, realizou uma reunião de mais de três horas com representantes do setor de videogames. No release oficial do governo federal, saiu apenas o meu nome na divulgação. Publico essa reportagem para dar o teor da reunião.
Parte das informações foram antecipadas ao IGN Brasil.
Não estava só a Rede Progressista de Games, grupo político de esquerda que o Drops de Jogos faz parte, presente na reunião online de 17 de julho de 2024 com a equipe do MDHC: o assessor especial de Comunicação Social, Ruy Conde; a assessora especial de Participação Social e Diversidade, Anna Karla Pereira; a coordenadora-geral de Educação em Direitos Humanos e Mídias Digitais, Lígia Oliveira; o coordenador-geral de Educação Cidadã na Rede Formal e Popular, João Moura; e o diretor de Promoção dos Direitos Humanos, Fábio Mariano.
Além da RPG, estava presente a palestrante e pesquisadora Flávia Gasi, a desenvolvedora Sue The Real, o coletivo Game e Arte, além de acadêmicos da PUC-SP e do Senac. Entre os pesquisadores presentes, Ivelise Fortim apresentou ao ministro a cartilha de videogames para pais e o trabalho do grupo Homo Ludens.
Christian Bernauer, da AbleGamers, falou sobre as políticas públicas para inclusão de pessoas com deficiência, os PcDs, no setor de jogos. Andreza Delgado falou sobre o fenômeno da comic con das favelas, a PerifaCon, que terá a presença do próprio Silvio.
O que foi falado: Sobre a necessidade de se pensar políticas de fomento de desenvolvimento de games, profissionalização e campanhas pela periferia brasileira, além de mapeamento e denúncia do discurso de ódio e despolitizado no setor. O MDHC também manteve contato com os convidados após o diálogo aberto. Flávia Gasi, por exemplo, foi convidada para um evento da pasta no governo Lula.
O encontro de Silvio Almeida foi fruto da pressão da Rede Progressista de Games e de outros grupos para uma participação ativa do governo federal para o fomento do setor, positivamente impactado pelo Marco Legal dos Games. É fruto de uma política de observação do cenário e ganhou mais contornos a partir das eleições de 2022.
Tentei resumir todos esses pontos no vídeo que gravei para o canal Meteoro Brasil. Confira.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
Da CTRL ALT para o norte do Brasil
Ótimos títulos
Jogo contra a devastação
Spider-Man não ficou legal da cabeça longe de Gwen Stacy!
Jovem com muito potencial
Um jogo sobre os rios da Amazônia feito por quem mora lá