Indie

Rogue Snail tira o jogo indie brasileiro Relic Hunters Legend de publisher dos Estados Unidos

A desenvolvedora nacional Rogue Snail retirou o jogo indie brasileiro Relic Hunters Legend de publisher dos Estados Unidos. A empresa anunciou em nota oficial o game da Gearbox Publishing, que foi adquirida pela Take-Two e era da Embracer. Na mensagem, a companhia nacional não deixou de mencionar as demissões internacionais que afetam o cenário.

Uma reportagem de Henrique Sampaio na Folha de S.Paulo, de 16 de dezembro de 2023, antecipou alguns problemas que já estavam ocorrendo na Rogue:

O estúdio brasileiro Rogue Snail, que lançou o jogo “Relic Hunters Legend” após seis anos em parceria com Netflix e Gearbox (de Borderlands), demitiu 17 funcionários no mês seguinte à sua publicação.

Fundado pelo baiano Marcos Venturelli em 2014, não faltavam indícios de que o estúdio estava vivendo dias de glória, com contratos com grandes empresas norte-americanas e o anúncio de seu jogo no Game Awards, equivalente ao Oscar dos videogames, com mais de 2 milhões de visualizações no YouTube.

Dentro da empresa, contudo, o clima era de apreensão. No início de 2022, quando “Relic Hunters Legend” já entrava em seu quinto ano de desenvolvimento, o estúdio passou a negociar um novo projeto secreto com uma grande publicadora internacional.

Conforme os acordos avançaram, novas contratações foram feitas, levando o estúdio a bater a marca de 50 funcionários –algo incomum para desenvolvedoras de games brasileiras.

Contudo, em março de 2023, Venturelli e seus sócios foram pegos de surpresa com o cancelamento súbito do projeto e o corte de fundos à Rogue Snail.

Paralelamente, gigantes da indústria global começavam a realizar demissões em massa, como Take-Two, Amazon (tanto em sua plataforma de streaming Twitch quanto em sua divisão de games), Riot, Microsoft e Electronic Arts –só nesta última, 800 perderam seus empregos no começo do ano.

Pois é.

Rogue Snail tira o jogo indie brasileiro Relic Hunters Legend de publisher dos Estados Unidos. Foto: Reprodução/X

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!