A desenvolvedora nacional Rogue Snail retirou o jogo indie brasileiro Relic Hunters Legend de publisher dos Estados Unidos. A empresa anunciou em nota oficial o game da Gearbox Publishing, que foi adquirida pela Take-Two e era da Embracer. Na mensagem, a companhia nacional não deixou de mencionar as demissões internacionais que afetam o cenário.
Uma reportagem de Henrique Sampaio na Folha de S.Paulo, de 16 de dezembro de 2023, antecipou alguns problemas que já estavam ocorrendo na Rogue:
O estúdio brasileiro Rogue Snail, que lançou o jogo “Relic Hunters Legend” após seis anos em parceria com Netflix e Gearbox (de Borderlands), demitiu 17 funcionários no mês seguinte à sua publicação.
Fundado pelo baiano Marcos Venturelli em 2014, não faltavam indícios de que o estúdio estava vivendo dias de glória, com contratos com grandes empresas norte-americanas e o anúncio de seu jogo no Game Awards, equivalente ao Oscar dos videogames, com mais de 2 milhões de visualizações no YouTube.
Dentro da empresa, contudo, o clima era de apreensão. No início de 2022, quando “Relic Hunters Legend” já entrava em seu quinto ano de desenvolvimento, o estúdio passou a negociar um novo projeto secreto com uma grande publicadora internacional.
Conforme os acordos avançaram, novas contratações foram feitas, levando o estúdio a bater a marca de 50 funcionários –algo incomum para desenvolvedoras de games brasileiras.
Contudo, em março de 2023, Venturelli e seus sócios foram pegos de surpresa com o cancelamento súbito do projeto e o corte de fundos à Rogue Snail.
Paralelamente, gigantes da indústria global começavam a realizar demissões em massa, como Take-Two, Amazon (tanto em sua plataforma de streaming Twitch quanto em sua divisão de games), Riot, Microsoft e Electronic Arts –só nesta última, 800 perderam seus empregos no começo do ano.
Pois é.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
Ele está fazendo o drama ‘Queer’
Ampliando
Melhorias em inteligência artificial, diz a PlayStation
E eles tiveram grana para isso, depois de demitir centenas