Indie

EXCLUSIVO: Desenvolvedores do jogo brasileiro Ruff Ghanor enfrentam atrasos em pagamentos

Por Pedro Zambarda, editor-chefe.

O Drops de Jogos recebeu em 16 de março de 2024 denúncias anônimas de que os desenvolvedores de jogos indie responsáveis pelo game Ruff Ghanor não receberam seus pagamentos corretamente. Esses relatos são detalhados e vieram com documentos anexados.

As fontes encaminharam quatro emails internos da empresa brasileira DX Gameworks, documentos do acordo para parcelamento dos pagamentos e mensagens na plataforma Discord. Algumas das mensagens são do CEO da DX, Andre Freitas.

Um dos relatos encaminhados ao DJ diz o seguinte:

Acompanho seu canal há algum tempo e estava assistindo sua live de Ruff Ghanor ontem (15/3) e alguém (que não fui eu) havia mencionado sobre a falta de alguns pagamentos no desenvolvimento do jogo. Não sei se essa pessoa encaminhou as informações, mas eu vou também.

Trabalhei na DX e no Ruff Ghanor durante todo seu desenvolvimento. O que aconteceu, muito sucintamente, foi o seguinte:

A DX começou a passar por dificuldades financeiras no início de 2023. O primeiro layoff aconteceu no primeiro mês. Foi ruim, mas tudo foi feito dentro da lei. Nos próximos meses, os pagamentos ficaram um pouco estranhos, mas no máximo atrasou um dia e foi comunicado o atraso. Até que no mês de maio, houve o primeiro atraso maior. Normalmente era pago no dia 5 e nesse mês foi pago no dia 12.

No mês de junho não foi pago nada. A equipe trabalhou por alguns dias, mas na segunda metade do mês a maioria já havia paralisado. Recebemos alguns emails explicando o atraso, mas não sobre o que estava acontecendo com a DX. Ninguém havia sido mandado embora ainda ou sabia se ia ficar. Dia 4/7 teve um all hands onde a empresa tentou se explicar. Houve um novo layoff e foi avisado que os 2 salários atrasados (referente a maio e agora junho) seriam pagos num contrato de pagamento a todos. O Ruff Ghanor continuaria sendo desenvolvido após receber um investimento previsto.

O pagamento seria feito em 10x (numa distribuição que não eram iguais as parcelas, as primeiras eram menores que as últimas). O pagamento foi feito até o terceiro mês, mas foi congelado por afirmarem que não poderiam pagar sem o dinheiro que viria do lançamento do jogo. Após o jogo ser lançado, não houve mais pronunciamento da empresa.

Os emails

A primeira correspondência que recebemos é de 5 de junho do ano passado e ela relata que o “mercado continua difícil” para a DX Gameworks. O CEO afirma que está brigando por “alternativas de receita”. Ruff Ghanor só seria lançado em 22 de fevereiro de 2024.

O segundo email é de 9 de junho de 2023. Lá, o CEO afirma: “Dando um update sobre pagamentos. Sendo sempre super transparente e objetivo. Infelizmente, ainda não temos clareza quanto a data de pagamento deste mês. Nossa expectativa é resolver até o fim de semana que vem”.

Ele segue: “Porém, ressaltamos que dessa vez resolveremos não só o pagamento do mês, mas o pagamento dos meses subsequentes. Será uma solução melhor para a saúde da empresa. O processo é complicado e burocrático. Estamos trabalhando praticamente 100% focados em resolver a sustentabilidade da empresa e nossa longevidade”.

Às 15h32 de 16 de junho, um novo email do CEO parecia aliviar a difícil situação dos desenvolvedores na empresa.

“Recebemos na conta dos EUA uma remuneração por serviços prestados, que nos permitirá quitar parte das dívidas com a equipe da DX. Priorizaremos os pagamentos da equipe de porting. Acreditamos que seja crucial para que essa equipe continue mantendo toda a sua habilidade de execução, algo que é extremamente benéfico no momento. Além disso, o valor recebido nos permitirá pagar todos os funcionários até o cargo júnior. Compreendemos o quanto isso é vital para a sustentabilidade de suas vidas e carreiras O pagamento está previsto para segunda-feira”.

Ele prossegue: “Recentemente, tivemos a confirmação de uma nova rodada de investimento, que de acordo com as previsões atuais, quando chegar nos dará estabilidade para os próximos meses”.

O quarto email é uma mensagem de 8 de novembro de 2023 informando congelamento de salários. Diz o texto: “Nossa única perspectiva de receita são as vendas do Ruff Ghanor. Nossos esforços financeiros estão focados nisso. Só assim conseguiremos honrar todos os pagamentos pendentes”.

O game só foi lançado em 22 de fevereiro de 2024.

Para não expôr indevidamente funcionários da DX Gameworks, o Drops de Jogos resumiu o conteúdo das correspondências digitais. Mas temos cópias das mensagens.

O congelamento. Foto: Reprodução

Parcelamento de dívidas com os desenvolvedores

O Drops de Jogos recebeu um print de um documento do acordo extrajudicial com os funcionários da DX Gameworks. Foi um planejamento de pagamento em 10 parcelas, com valores que nossas fontes preferiram não identificar.

A primeira parcela seria em 4 de agosto de 2023, a segunda em 4 de setembro e depois o mesmo dia em outubro. No mês de novembro do ano passado, o pagamento seria no dia 6 e em dezembro ocorreria novamente no dia 4.

Os pagamentos de janeiro e fevereiro de 2024 ocorreriam no dia 5. Em março e abril seriam no dia 4. E em maio de 2024, está programado para dia 6.

De acordo com as fontes consultadas pelo Drops de Jogos, essa proposta não foi cumprida em sua integridade.

O parcelamento. Foto: Reprodução

Reclamação no Discord

No dia 28 de fevereiro de 2024, uma mensagem no Discord da empresa cobra o CEO da DX Gameworks. Diz seguinte:

“Oi gente, bom dia. Tudo bem? Primeiramente parabéns a todos que trabalharam pro nosso Ruff ser lançado e a todos que estão trabalhando para melhorar os problemas que os jogadores estão reportando!

Agora, gostaria de perguntar sobre um assunto mais delicado… e decidi fazer por aqui porque deve interessar a mais pessoas.

Nos foi comunicado que o pagamento das dívidas só poderia acontecer depois do lançamento do jogo. Pois bem, o jogo lançou. Temos alguma prévia sobre a renegociação de contrato e efetivação de pagamento? Os emails para contato com a empresa são os mesmos? Quais são eles? O quão prioritário é isso frente às atividades da empresa?

Muito obrigado e tenhamum ótimo dia!”.

A mensagem não foi respondida no Discord.

Clima ruim nos bastidores

As empresas Jovem Nerd e a Magazine Luiza, a Magalu, abordaram o game oficialmente desde maio de 2023. Deive Pazos e Alexandre Ottoni chegaram a mencionar a DX Gameworks, esperando que o melhor game fosse lançado nesse trabalho em parceria.

Acompanho os programas Nerdcast e os vídeos da empresa com frequência. Os empresários aos poucos deixaram de mencionar a DX, sempre enaltecendo o trabalho dos desenvolvedores e dos artistas envolvidos.

O posicionamento do Jovem Nerd

O Drops de Jogos procurou o JN em 26 de março com essas perguntas:

É verdade que a DX teve demissões desde o começo de 2023? O Jovem Nerd acompanhou isso?

É verdade que os pagamentos para funcionários chegaram a ser parcelados em até 10 vezes?

É verdade que em novembro de 2023 os pagamentos chegaram a ser congelados para aguardar as vendas do jogo?

É verdade que as dívidas dos trabalhadores foram novamente parceladas para pagamento até maio de 2024?

Tem algo que eu não perguntei e vocês gostariam de acrescentar?

O Jovem Nerd mandou a seguinte resposta:

O Jovem Nerd tem mais de 20 anos de história e sempre trabalhou com as melhores práticas em relação à produção de conteúdo, sejam eles podcasts, jogos dos mais diversos tipos e notícias sobre o mundo geek e nerd. Não à toa, criou uma comunidade de milhões de fãs em torno do universo criado pelos fundadores. Em relação ao jogo Ruff Ghanor, esses princípios não mudaram e, por isso, o Jovem Nerd esclarece que cumpriu integralmente o acordado em relação à sua marca no contrato firmado entre a Magalu Games e DX Gameworks para a produção do game.

O posicionamento da DX Gameworks

O Drops de Jogos procurou o CEO da empresa, Andre Freitas, em 26 de março com essas perguntas:

É verdade que a empresa teve demissões desde o começo de 2023?

É verdade que os pagamentos para funcionários chegaram a ser parcelados em até 10 vezes?

É verdade que em novembro de 2023 os pagamentos chegaram a ser congelados para aguardar as vendas do jogo?

É verdade que as dívidas dos trabalhadores foram novamente parceladas para pagamento até maio de 2024?

Tem algo que eu não perguntei e vocês gostariam de acrescentar?

A DX não respondeu aos nossos questionamentos. O espaço segue aberto para uma manifestação deles.

Uma nota de frustração sobre essa reportagem

Em nome da transparência: O Drops de Jogos recebeu acesso antecipado ao game Ruff Ghanor. Entrevistamos integrantes da DX Gameworks, desenvolvedores de games e os empresários Alexandre Ottoni e Deive Pazos, do Jovem Nerd. Todos estão empolgados com o projeto, que já tem quase 300 avaliações positivas no Steam.

Baseado no podcast de RPG do Jovem Nerd, essa integração de devs e influenciadores digitais está impulsionando o mercado de games. Os Castro Brothers e o Cellbit, para além do JN, estão movimentando essa indústria em ascensão.

E Ruff Ghanor é um ótimo indiegame. É um cardgame roguelike desafiador que merece ser jogado e que custa apenas R$ 55 (e está em promoção por R$ 42 no momento que publico este texto).

Mesmo com todas essas considerações positivas, levando em conta a gravidade das denúncias, divulgamos essas informações preocupantes sobre os desenvolvedores de Ruff Ghanor.

Os trabalhadores de games precisam ser valorizados e precisam receber corretamente seus salários. A indústria brasileira realmente sairá fortalecida se o trabalhador tiver o seu ofício devidamente reconhecido.

E o trabalho do jornalismo não é o de assessoria de imprensa.

Ruff Ghanor, um ótimo jogo indie. Foto: Reprodução

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Ver Comentários

  • Vamos por mais lenha .. Que tal perguntar sobre as IPs que eles usaram como garantia para conseguir o capital para adquirir a IP do ruffs .... Perguntem se eles pagaram pelas IPs... GgMid

  • Agora um pouco de querosene. E onde estão os 16 Studios índices que a DX tinha contrato de desenvolvimento e publicaco para o Q3 2023... Ou seria melhor perguntar, como estão ?

  • Vale mencionar que a empresa demitiu todos os devs, designers e relacionados e manteve um time EXTREMAMENTE compacto pra finalizar o jogo. Time esse que foi demitido ao termino do mesmo.

    "Compre jogos brasileiros para financiar desenvolvedores brasileiros" é a maior mentira que existe. Você acaba financiando o capitalista, e o dinheiro não chega as mãos dos desenvolvedores. Piratear Ruff Ghanor é um dever moral de todos os brasileiros

      • Eu fiquei sabendo da história por contato que eu tive com gente que trabalhou no jogo. Eu pessoalmente não tenho provas, mas faço uma provocação aos mais ávidos por resposta.

        Peguem a lista de desenvolvedores e game designers nos créditos do jogo. Procurem seus perfis no LinkedIn (ou o que quer que seja) e veja que não estão mais trabalhando na DX. Se alguém ainda constar como tal, pergunte no privado se seu perfil está atualizado.

        Excelente post por sinal, Pedro.

    • Piratea? Acaba financiando o capitalista? A onde você que chega com essas afirmaçãoes? Em primeiro lugar: Piratea games sempre foi e sempre sera errado, e segundo lugar tente diálogo sobre a matéria de forma mais aberta e racional, e não por meio da sua visão ideologica,

      • Escreveu um monte e não saiu do lugar. Não forneceu um único argumento, mas mesmo assim saiu em defesa dos donos da empresa (que tu nem deve conhecer)

        A empresa deu um golpe nos desenvolvedores. Aos donos dela tu pode ter certeza absoluta que dinheiro é a última coisa que falta.

        Piratear esse jogo é seu dever moral. Não perca tempo aqui e vá logo. O jogo já foi crackeado e disponibilizado pela internet afora.

  • Que perguntas são essas? Foram feitas por I.A? Foram perguntas muito ruins "É verdade(...)" Dito isso, essa DX perdeu uma ótima oportunidade de uma parceria ótima com a galera do Jovem Nerd, certamente não irão trabalhar mais juntos mesmo o jogo sendo um sucesso

  • Eu deletaria essas imagens todas meu amigo, a última coisa que você quer é um processo por parte deles, você não tem permissão legal pra postar essas imagens só porque elas são reproduções, acompanho o site há anos e odiaria ver vocês se envolverem em algo que vai custar milhares de reais

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!