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Sampa Games: Prefeitura de SP inicia 2ª turma; Dogmelgames está entre as empresas

Da Prefeitura de São Paulo, de Ricardo NunesO início da segunda turma do programa de Aceleração Sampa Games foi anunciado durante um kick off realizado na quinta-feira (09), no Centro de São Paulo. O primeiro encontro dos 24 negócios que serão acelerados durante seis meses pela Prefeitura de São Paulo contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, e do presidente e da diretora da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), Renan Vieira e Musa Miranda.

Durante o evento, os empreendedores receberam os cheques do aporte financeiro de R$ 42.500 e, ainda, participaram de uma roda de conversas com representantes da Playbor, empresa responsável pela gestão técnica do programa, com foco no setor nacional de games e compartilhamento de experiências com ex-participantes de programas de aceleração de games. Além do aporte, a iniciativa, operada pela Ade Sampa, tem o objetivo de acelerar negócios deste setor com mentorias e oficinas gratuitas, participação em eventos nacionais e internacionais e ampliação da rede de contatos.

“O setor de games está em ascensão no Brasil, porém, o distanciamento entre consumidor e produtor de games no nosso país é grande. Com o Sampa Games, temos o objetivo de fomentar estas Startups e fortalecer o setor dando consultoria e a aceleração necessária para que projetos possam se estruturar e progredir” destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, durante o kick-off. 

Com o objetivo de disseminar a cultura e a educação empreendedoras, o  Sampa Games busca fomentar a inserção desses empreendedores no ecossistema de inovação, tecnologia e empreendedorismo da capital paulista, em especial aqueles ligados a serviços desenvolvidos para empresas/estúdios desenvolvedores de games.

Além disso, pretende estimular a geração de emprego e renda e o processo de desenvolvimento desses negócios, para que possam ampliar o escopo de atuação e ganhar mercado, para competir com igual capacidade de eficiência entre todas as empresas deste setor.

O aporte financeiro deverá ser utilizado conforme orientação recebida durante as mentorias, a fim de melhorar os processos produtivos, tais como: compra de equipamentos, investimento em mão-de-obra especializada, marketing e comunicação e outros tipos de gastos conforme as necessidades surgidas durante o processo de aceleração.

“Com um público consumidor cada vez mais diverso, os jogos eletrônicos não representam apenas entretenimento, mas uma expressão cultural e econômica. Com o lançamento de mais uma edição do Sampa Games, a Prefeitura de São Paulo investe não apenas em empresas, mas também no talento e na inovação que impulsionam a indústria de jogos e a economia da Cidade de São Paulo”, afirma o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira.

Conheça os negócios: 

Blackstar Lab: Desenvolvedores de jogos mobile de finalidade educacional para crianças em fase de alfabetização e letramento, onde incluem um design mirando maior acessibilidade para que os jogos sejam inclusivos e permitam a utilização por parte de crianças com necessidades especiais.

Blue Macaw: Empresa de jogos focada na preservação ambiental focada em desenvolver jogos educativos e envolventes que visam conscientizar os jogadores sobre questões ambientais, incentivando a adoção de comportamentos sustentáveis. Sua missão é usar a tecnologia dos jogos como uma ferramenta para promover a conscientização ambiental e contribuir para um futuro mais sustentável.

Culturama VR: Com a proposta de fazer uma liga entre o conhecimento e o entretenimento, o jogo busca uma conexão da literatura e cultura com os games. Histórias e jornadas que normalmente são vistas nos livros, viram games, e processos educativos que normalmente seriam difíceis de explicar, viram experiências em realidade virtual.

Dogmelgames: O projeto “Codex Cariri” traz a temática da história do Brasil e inclusão de personagens indígenas como protagonistas, além da defesa do meio ambiente, falando sobre as queimadas criminosas no Brasil e abordando o tema da representatividade nos games.

DragonRoll Studios: Pivot of Hearts é um video game premium para PC, no formato de narrativa interativa sobre um triângulo amoroso subvertido e não-monogâmico. O jogo busca trazer uma linguagem acessível e afetiva com estética de anime e promover reflexões críticas sobre valores amorosos.

Educa Hub: Um jogo educacional que mistura os gêneros puzzle e simulação, focado na aprendizagem de matemática, finanças, empreendedorismo e soft skills. O jogador cria receitas de doces, administra um negócio e toma decisões financeiras para vender seus produtos. Com cenários baseados em histórias reais e receitas brasileiras, o jogo proporciona uma experiência imersiva onde os estudantes podem aprender e se divertir enquanto desenvolvem suas habilidades.

Educadinho: Educadinho traz conteúdos interativos, lúdicos, dinâmicos e utiliza a música como um instrumento principal para ensinar. Conta com a pautas da inclusão, do respeito e diversidade como escopo do produto.

Estúdio Periférico 360 Giros: Trata-se de um jogo interativo com finalidade educacional que, a partir de um conjunto de recursos tecnológicos, proporciona um ambiente de realidade virtual que tem como objetivo proporcionar ao usuário uma experiência de exploração e interação com a personagem virtual.

Fire Boss: A princípio, a empresa visa desenvolver jogos direcionados a um público de interesses específicos, assim criando uma base de clientes. Com base nos jogos produzidos para consoles dos 80 e 90 pela Konami (Desenvolvedora e Distribuidora de Jogos Eletrônicos e diversos outros produtos), a Fire Boss irá inicialmente ter como objetivo a criação de uma franquia de jogos voltados aos fãs da série da Konami, Castlevania.

FKNE: Um estúdio de São Paulo que já conta com um primeiro título que está disputando a Tokyo Game Show.

Flying Frog Studios: Desenvolvimento de jogos com diferentes mecânicas e gêneros, mas quem mantém uma narrativa profunda e reflexiva.

Goburin Studios: Projeto busca desenvolver um jogo de ação rápido e frenético onde o protagonista é um trabalhador comum que está em busca da felicidade da família.

HighGrounder Vídeos: Um jogo de narrativa com viagem no tempo 3D, em primeira pessoa e com uma mecânica de loop temporal, dos gêneros mistério e investigação. No jogo você controla um detetive temporal com a missão de impedir um trem de explodir e salvar a linha do tempo.

Joy GG Games Studio: Desenvolvimento de games para PC e Consoles como produtos, trabalhando Ilustrações 2D, composições de cenários 3D, enredo e roteiro, produções e edições audiovisuais, composições poéticas e musicais, dentre outros serviços.

Joy Jog Studio: Uma empresa outsourcing game studio focada na criação de jogos de puzzles, de plataforma, mid games e gamificação para games e/ou softwares.

Oinco Criativa: Um jogo de celular musical com classificação livre e amplo público etário. O sistema do jogo consiste no uso de apenas 2 botões presentes na tela touch do dispositivo, cuja interação de múltiplos apertos cria “combos” pelos quais os personagens executam arranjos musicais que acompanham e desenvolvem a trilha musical original concebida para o mesmo. O jogo de múltiplas fases com o personagem principal Marximelo – um urso de orelhas verdes. Cada fase possui diversos interlúdios animados, com o personagem interagindo, com os quais compete e faz música.

Owl Studio: Desenvolvimento de um jogo indie 2D em pixel art, do gênero plataforma, que narra a história de duas irmãs que embarcam numa jornada para salvar o mundo destruído pelo descaso com a natureza, no desejo de restaurar a humanidade.

Projeto Guardião Tupã: Um jogo digital que busca trazer a cultura do folclore brasileiro para a nova geração resgatando antigas histórias através da tecnologia. O jogo acontece a partir de uma narrativa fantasiosa baseada em um mundo onde as criaturas do folclore brasileiro vivem em conjunto e estão sob ameaças. Nessa narrativa, o jogador assume um papel de reestruturar o balanço e, ao longo do processo, conhecer mais sobre o folclore brasileiro e suas lendas.

Red Scale Studios: Empresa de jogos focada em criar jogos que ressoam por meio de experiências únicas e fora do comum. Os jogos tem características que se inspiram em estéticas, que geram sentimentos em escala pessoal, desde nostalgia e relaxamento, até a tensão e comoção. O produto leva em conta não só o visível, mas também busca criar uma atmosfera única e memorável, que faça o jogador sair de uma experiência que evoca nele mesmo um sentimento mais pessoal ao encerrar sua jornada.

Spark Game Studio: Jogo de cartas ambientado em um Brasil futurista no estilo Solarpunk, onde os jogadores participam de batalhas entre robôs. Durante o jogo, os jogadores equipam seus personagens com cartas de habilidades, utilizando dados como fonte de energia. Com uma variedade de estratégias disponíveis, o jogo se adapta a diversos estilos de jogo, proporcionando uma experiência única e empolgante para os jogadores.

Start Over Game Studios: Empresa atua com soluções tecnológicas, atualmente com foco no desenvolvimento de games mobile e automações operacionais para empresas de pequeno e médio porte.

Tamarin Studio: Desenvolvimento de jogos digitais para o entretenimento e desafio, com foco em jovens e adultos.

Two Headed Giants: Desenvolvimento de um game digital chamado Belief, um jogo que mistura elementos de RPG com rogue-lite e conta a história de uma divindade criada pela fé e desejo de liberdade do povo.

Vortex Indie Games: Empreendimento ainda não foi formalizado que atualmente conta com 7 integrantes universitários, todos cursando o último semestre da graduação em Design de Games. Cada integrante é especializado em uma parte essencial para o desenvolvimento dos jogos, bem como nos softwares correspondentes a cada função. Contam com produtos já expostos no panorama Brasil do Big Festival.

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Amanda Pellini da Dogmelgames. Foto: Reprodução/Instagram

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Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

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