Neste sábado (27), na Fábrica de Cultura de Diadema, o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do governo Lula, Silvio Almeida, anunciou um edital voltado para o setor geek e nerd após tecer elogios ao evento PerifaCon 2024. Silvio afirmou que o incentivo público ao setor irá na contramão do discurso de extrema direita e elitista que existe neste setor cultural.
Vou fazer um edital para fortalecer a cultura nerd no âmbito dos direitos humanos. No campo da cultura nerd. Nós temos que disputar esse campo. Por que direitos humanos? Dizem que é uma abstração, como se fossem direitos universais. Gente, não é isso. São três coisas. É cuidado, respeito e dignidade. O Estado brasileiro precisa cuidar das pessoas. Como cuidar, com a polícia matando geral? O trabalho tem uma complexidade que é tirar da cabeça das pessoas que é normal subir o morro e matar gente preta.
No painel com Rashid e Marcelo D’Salete, Silvio também disse que começou a ler quadrinhos com Turma da Mônica, antes de gostar de Batman, Neil Gaiman e outros, além de afirmar que a cultura geek foi uma forma de se ver representado culturalmente e de estudar, posteriormente, filosofia e o direito. Disse que começou a jogar no Atari, mas que as dificuldades financeiras o levaram a retomar o videogame somente quando se tornou advogado. Hoje, como ministro de Estado, ele joga nos tempos livres.
Confira alguns vídeos que fizemos.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
Da CTRL ALT para o norte do Brasil
Ótimos títulos
Jogo contra a devastação
Spider-Man não ficou legal da cabeça longe de Gwen Stacy!
Jovem com muito potencial
Um jogo sobre os rios da Amazônia feito por quem mora lá