Sindicato de atores americano SAG-AFTRA firmou um novo acordo relacionado às performances de artistas na indústria de videogames, focado especialmente em desenvolvedores e estúdios independentes, os indies. O destaque do Acordo de Mídia Interativa Independente de Orçamento Escalável é que, a partir de agora, o sindicato oferece três novas taxas de cobertura.
Essa cobertura sindical serve para a participação de atores e atrizes em games, dependendo do orçamento do título. As definições anteriores eram limitadas a projetos de, no máximo, US$ 1,5 milhão. Níveis adicionados são:
Foi estabelecido o pagamento de valores adicionais caso aconteça o que foi chamado de “sucesso descontrolado do projeto”. Ou seja, caso um jogo indie alcance um desempenho maior que o esperado, artistas deverão receber uma remuneração secundária, adicional.
A inteligência artificial, a IA, não ficou fora do novo acordo. Se um estúdio decidir usar réplica digital de um ator ou atriz, ele deverá ter consentimento registrado e entregar compensação pelas performances.
Esse contrato exige que os artistas que fizeram trabalho de voz recebam uma taxa mínima de sessão para cada 300 linhas reutilizadas. Para movimentos na frente das câmeras ou performance completa, por sua vez, deverá ser pago 125% do salário base pela atuação inicial.
A linguagem do Acordo de Mídia Interativa Independente de Orçamento Escalável foi simplificada para que fique mais claro para os estúdios, evitando confusões nas negociações.
O novo acordo não foi formulado pensando nas grandes empresas de videogames, como a Electronic Arts, Take Two, Insomniac, Disney ou a Warner Bros. Games. O SAG-AFTRA espera que o novo Acordo de Mídia Interativa Independente de Orçamento Escalável gere certa “pressão” sobre as grandes companhias.
Com informações do Jovem Nerd.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
Ele está fazendo o drama ‘Queer’
Melhorias em inteligência artificial, diz a PlayStation
E eles tiveram grana para isso, depois de demitir centenas