Sobre como divulgar seus games. Por Raphael Dias, do Produção de Jogos

Essa semana eu recebi um email de uma empresa de jogos conhecida pedindo ajuda na divulgação de seu jogo. Em apenas 130 palavras, o email continha 14 (!) erros de português (alguns mais graves, outros mais sutis).

Foto: 传说中的天才/Creative Commons/Flickr

Se você quer divulgar seu jogo, esqueça sair correndo atrás de super-listas de youtubers e sites de jogos. Se você tiver essa lista e não souber o que falar, não adianta nada.

Vamos dar uns passos para trás e refletir um pouco sobre a PSICOLOGIA por trás de uma parceria.

1) CONHEÇA A PESSOA/SITE/CANAL ANTES DE PEDIR ALGO

Com frequência eu recebo pedidos para divulgar press release de jogos no meu blog, o Produção de Jogos. No entanto, uma rápida busca e você notará que isso NUNCA foi feito. Foge completamente do trabalho que faço através do PDJ.

Gastando 10 minutos no PDJ antes de enviar um email é possível entender que a melhor forma de conseguir divulgação de um jogo/empresa é conseguindo participar de um PDJ Show.

(alias, várias pessoas foram parar no PDJ Show exatamente seguindo esse caminho)

2) SE VOCÊ NÃO DÁ ATENÇÃO PRO SEU TRABALHO, NINGUÉM DARÁ

Como eu disse no começo deste post, eu recebi um email com 130 palavras e 14 erros de português. Se a pessoa que me mandou o email não investiu 2 minutos para ler o email duas vezes e retirar os erros mais grotescos, qual estímulo eu teria para investir 15 minutos do meu tempo analisando o jogo?

(Eu preferi gastar esses 15 minutos escrevendo este texto, que pode ser útil pra mais pessoas)

3) ALINHAMENTO DE INTERESSES

Se você quer a ajuda de alguém ou um veículo que você não conhece, pense numa proposta onde AMBOS se beneficiem.

Existem muitas formas de fazer isso, mas é preciso pensar além do óbvio. Recentemente, eu garanti uma matéria no maior site do mundo de um determinado tema (Site em inglês, para divulgar um jogo que produzi. Falarei mais disso em breve). A abordagem que eu criei envolveu 3 pessoas (eu, um profissional da área e o editor do tal site) e a ação que será feita beneficiará consideravelmente as 3 partes.

Pense sempre WIN-WIN.

Me conta aí: quantos desses 3 itens você já fazia (ou pensava em fazer) e quantos passará a fazer com certeza?

Raphael Dias é doutor em computação quântica e fundador do Produção de Jogos. Minha missão é ajudar quem quer desenvolver jogos a ter sucesso em sua jornada. 

Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.
Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Indie