Spcine lança edital de R$ 1,5 mi, o maior financiamento público para games já visto

As definições para o edital saíram de encontros do Grupo de Trabalho, reuniões realizadas no BIG Festival e no contato permanente com a comunidade de desenvolvedores.

  • por em 8 de outubro de 2016

A Spcine, empresa paulistana de fomento ao audiovisual, acaba de anunciar seu mais recente edital para games,com o maior volume de investimento público para o desenvolvimento de jogos já realizado no Brasil. O Edital de Produção de Games conta com um investimento total de R$ 1,48 milhão e selecionará 16 jogos autorais feitos por desenvolvedores residentes na capital paulista.

Ariel Velloso, assessor da agência municipal e profissional diretamente envolvido com a criação e lançamento da iniciativa, conversou com o Drops de Jogos para explicar o entusiasmo com que a comunidade de desenvolvedores independentes esta recebendo o incentivo governamental.

"Essa é, com certeza, a ação mais esperada para games da Spcine", afirmou Ariel. "Começamos a gerir a ideia, ainda informalmente, a partir de 2014, quando fui jurado da linha de games do edital de audiovisual da Secretaria de Cultura de São Paulo, ainda antes da criação da Spcine", ressaltou.

Ariel explicou que, na ocasião, percebeu o potencial da iniciativa, embora fosse necessário um aprimoramento da proposta. "Precisávamos deixar mais claro o que era o produto final, tanto para o 'game dev' quanto para as instituições públicas". As definições para o edital saíram de inúmeros encontros do Grupo de Trabalho criado para discutir modelos de ação com games e nas reuniões realizadas nas 3 edições do BIG Festival. O diálogo com os desenvolvedores, que se deu em várias reuniões do SPIN, também foi fundamental para balizar o documento e ajudou a compreender as expectativas da comunidade indie.

O assessor salientou que, mesmo com a formatação genérica proposta para a criação de games nos editais anteriores, grandes projetos puderam ser desenvolvidos e lançados. "A gente teve ótimos cases, como Ninjin – Clash of Carrots, finalista no BIG e participante na Tokyo Game Show, My Night Job, também finalista no BIG, e o Star Vikings, que acaba de ser lançado".

Os interessados em participar do edital podem acessar as informações do projeto diretamente no site da Spcine. As submissões de propostas podem ser apresentadas até o dia 11 de novembro.

Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Indie