O curso começa em setembro de 2017. Segue o material.
Apresentação
Essencial para a imersão proporcionada por jogos digitais, a área de áudio para games ainda é muito carente de cursos e material de estudo em português. Os poucos cursos presenciais voltados para trilha sonora existentes hoje no país não atendem às especificidades que os jogos demandam. Com o constante crescimento da indústria de jogos no Brasil, e sua clara relevância em todo o mundo, faz-se cada vez mais necessária a formação de profissionais capacitados para a criação de músicas e efeitos sonoros imersivos, interessantes e, principalmente, adequados à interatividade dessa mídia. Compreender os fundamentos teóricos e práticos da área ajuda tanto os profissionais que desejam se dedicar exclusivamente aos sons quanto aqueles que, integrando outras áreas da produção de games, conseguem desenvolver suas ideias já com música e efeitos sonoros em mente – podendo inclusive solicitar serviços de áudio com mais propriedade e conhecimento do processo.
Este curso tem como propósito contribuir para a formação de profissionais da área de áudio para jogos digitais. Para alcançar este objetivo, pretende abordar conceitos essenciais de teoria e composição musical, música como trilha sonora e design de sons. Busca dar ao aluno o embasamento teórico e prático necessário para que ele compreenda e comece a atuar na área de criação de música e efeitos sonoros, atuando em projetos de pequeno, médio e grande porte de jogos digitais. Desta maneira, trabalha também sobre a prática do desenvolvimento de áudio para jogos, introduzindo situações coerentes com o mercado. Como referência, o curso utiliza obras reconhecidas nacional e internacionalmente em sua área de conhecimento, de autores como Marisa Ramirez, Heitor Pozzoli, Paschoal Bona, Aaron Marks e outros.
Objetivos
Capacitar os participantes para atuação na concepção, criação e avaliação de música e efeitos sonoros para jogos digitais, tendo conhecimento teórico e prático de: teoria musical, composição musical, criação de efeitos sonoros e organização de assets (arquivos, de som ou outros), usados na criação de jogos.
Público-Alvo
Criadores de jogos digitais e músicos iniciantes/aspirantes interessados na área de música e efeitos sonoros para jogos digitais.
Professor em Destaque
Thiago Schiefer
Compositor e sound designer de jogos digitais desde 2014, e fundador do canal Academia de Composição. Atualmente trabalha como compositor e sound designer na Tapps Games, uma das maiores desenvolvedoras de jogos digitais mobile do Brasil. É pós-graduado em Canção Popular: Criação, Produção Musical e Performance pela Faculdade Santa Marcelina, e Bacharel em Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Estudou também Orquestração Cinemática e Música para Mídia na Thinkspace Education, do Reino Unido, e guitarra, canto e teoria musical no Conservatório Souza Lima. Como palestrante na área de áudio para games, atuou em instituições e eventos como Brasil Game Show, Campus Party, Universidade Cruzeiro do Sul, Faculdade de Engenharia de Sorocaba e Sesc. Foi também Mentor de Áudio na Epic Game Jam 2017.
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