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Acredite se quiser: Unity cobrará uma “taxa de instalação” de desenvolvedores

Unity, famoso motor gráfico, anunciou nesta terça (12) a criação de um novo plano de monetização para os desenvolvedores interessados em usá-la em seus projetos. De acordo com a empresa, a partir de janeiro de 2024 ela vai cobrar uma “Taxa de Tempo de Execução”, que deve ser aplicada baseada na quantidade de instalações que um produto registra.

A nova “taxa de instalação” vai ser aplicada a projetos que registraram um patamar mínimo de receitas nos últimos 12 meses. Além disso, eles precisam ter recebido uma quantidade determinada de instalações antes que o novo valor comece a ser cobrado. Para ela, a solução só vai afetar desenvolvedores que já tiveram “sucesso significativo”.

Empresa dona da engine afirma que vai cobrar sua taxa mensalmente, sendo que o valor vai depender do tipo de licença que cada game usou. Enquanto aqueles que usam os planos Pessoal e Plus vão pagar 20 centavos por instalação, quem tem o plano Pro vai começar pagando 15 centavos, taxa que pode cair pra 0,02 centavos dependendo da popularidade de um projeto. Já aqueles do plano Enterprise começam pagando 12,5 centavos, sendo que esse valor pode cair para até 0,01 centavo por instalação.

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Unity cobrará uma “taxa de instalação” de desenvolvedores. Foto: Reprodução

A nova taxa da Unity também vai variar dependendo o mercado em que um projeto é vendido, sendo menor em países emergentes como o Brasil e a Índia. Segundo a companhia, a nova cobrança vai ser instituída porque ela quer “fazer mais dinheiro para que possa continuar investindo na engine”, nas palavras do vice-presidente sênior Marc Whitten.

Essa nova “taxa de instalação” surge somente um ano após a engine aumentar os preços de seus planos Pro e Enterprise, algo que gerou reações bastante negativas.

Epic espera compensar a notícia ruim ao oferecer de forma gratuita suas ferramentas DevOps e sua tecnologia de IA gerativa para todos os seus planos a partir de novembro deste ano.

Com informações do Adrenaline e do Game Developer.

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Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

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