Indie

Wildlife Studios fala em cinco pilares para hackathons que transformam tendências em inovação

Drops recebeu informações oficiais.

Notebook. Foto: Wikimedia Commons

A evolução do cenário tecnológico tornou-se ainda mais intensa com o uso da Inteligência Artificial (IA) e sua capacidade de converter tendências em produtos tangíveis que poderão ser validados pelo mercado. Na Wildlife Studios, uma das maiores desenvolvedoras de jogos mobile do mundo, seu modelo de hackathon funciona como uma metodologia para alcançar esse cenário e, é com base nesse contexto, que a empresa oferece um guia, com cinco pilares essenciais, para companhias que desejam investir nesse formato e conseguirem alcançar essa eficácia.

Após mais de 15 anos de dedicação a essa prática e já somando 35 edições de hackathons, a Wildlife consolidou uma abordagem que acelera a inovação. Esses eventos funcionam como verdadeiros laboratórios ágeis, nos quais ideias e tecnologias são testadas e refinadas sob condições intensas, mas controladas.

“Nossos hackathons são a prova viva de que a inovação não acontece no vácuo, ela é construída por uma cultura que estimula a experimentação e por uma estrutura que oferece as ferramentas certas”, afirma Luiz Mendes, diretor do Game Dev Hub da Wildlife Studios. “Para nós, esse modelo é uma ferramenta de negócio poderosa que resolve problemas reais. Ele nos proporciona uma experiência completa do processo de desenvolvimento de um jogo para nossos times, da concepção ao lançamento nas lojas digitais em apenas 3 dias. Além disso, podemos testar ideias, validar tendências de mercado e construir uma carteira de projetos que já chega com o aval dos jogadores, já que o sucesso é medido pela performance real nas lojas, em métricas como downloads e engajamento.”

A seguir, conheça os cinco pilares que a Wildlife Studios observa como cruciais para que um hackathon gere valor tangível:

  1. Consistência é chave: faça-o parte do DNA da empresa

A verdadeira força de um hackathon se manifesta quando ele se torna um processo contínuo e esperado, e não um evento pontual. A realização de múltiplas edições anuais mantém a cultura de inovação e experimentação ativas, assegurando que a empresa esteja constantemente explorando novas direções.

  1. Otimização humana: fortaleça a cultura e desenvolva talentos

Um hackathon é, primordialmente, um poderoso construtor de cultura e catalisador de talentos. Ele promove a colaboração interdisciplinar, permitindo que profissionais de todos os níveis, incluindo a liderança, vivenciem o ciclo completo de criação e lançamento de um produto. Essa imersão no processo integral, que no dia a dia muitas vezes se restringe a etapas especializadas, estimula a troca de conhecimento e o desenvolvimento de uma visão do todo. A inclusão de jovens talentos de instituições de ensino, por exemplo, enriquece o ambiente com novas perspectivas e oferece uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento da próxima geração de inovadores.

  1. Foco na entrega rápida: da ideia à publicação em dias

A agilidade é inerente ao formato do hackathon. O objetivo deve ser progredir da concepção da ideia à prototipagem funcional e, decisivamente, à sua disponibilização em um ambiente de teste ou mercado, em um período curto. Um prazo rigoroso, de poucos dias, incentiva as equipes a priorizar o essencial, testar hipóteses rapidamente e otimizar recursos.

  1. O mercado é o melhor júri: valide com o consumidor final

Um dos diferenciais mais significativos é a validação pelo mercado. Em vez de depender de avaliações internas, o sucesso de um projeto de hackathon deve ser determinado pela performance real após o lançamento do protótipo em plataformas de distribuição. A mensuração de métricas objetivas (downloads, renteção, engajamento) elimina viéses e garante que as ideias com verdadeiro potencial de mercado sejam as que avançam, pois o veredito final vem diretamente do consumidor.

  1. IA como catalisadora: abrace e potencialize novas tecnologias

A Inteligência Artificial redefiniu a velocidade da inovação. Empresas devem não apenas incentivar, mas prover acesso a ferramentas e treinamentos em IA. Essa capacitação permite que a criação de arte, otimização de códigos e aprimoramento de lógicas de produtos aconteçam em uma fração do tempo anterior, capacitando, até mesmo, desenvolvedores individuais a criar e lançar protótipos complexos e funcionais com uma rapidez sem precedentes.

A implementação estratégica de hackathons, seguindo estes princípios, permite às empresas ir além do mero discurso de inovação. “É uma forma robusta de construir um mecanismo contínuo que não apenas testa e valida ideias rapidamente, mas também cultiva uma força de trabalho ágil, adaptável e sempre preparada para desbravar o futuro, garantindo relevância e competitividade em mercados cada vez mais voláteis”, reforça Mendes.

Sobre a Wildlife Studios

A Wildlife Studios é a maior desenvolvedora de jogos mobile do Brasil, com um portfólio de títulos que já ultrapassou a marca de 4,5 bilhões de downloads em todo o mundo. Fundada no Brasil em 2011, a empresa rapidamente se transformou em uma organização verdadeiramente global, contando com escritórios no Brasil, Estados Unidos e Finlândia. Com mais de 400 colaboradores, a Wildlife Studios possui um catálogo de mais de 60 jogos que divertem bilhões de jogadores globalmente.

Para saber mais sobre a Wildlife e explorar oportunidades de carreira, visite: https://wildlifestudios.com/pt-br/

Drops de Jogos

Posts Recentes

Estúdio brasileiro de VR, ARVORE desenvolve o primeiro jogo oficial da série The Boys

The Boys: Trigger Warning é uma experiência de realidade virtual criada em colaboração direta com…

3 horas atrás

Inscrições de jogos indie e sugestões de palestras para a gamescom latam 2026 se encerram em breve

As inscrições para o festival de indie games vão até 9 de janeiro de 2026;…

7 horas atrás

CODE VEIN II apresenta novo trailer de personagem focado em Lyle McLeish

Lyle desfila sua habilidade com a espada e demonstra seu estilo de combate agressivo e…

8 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!