Uma coisa que sempre contribuiu para o sucesso dos jogos da franquia Grand Theft Auto é a enorme quantidade de atividades que você pode fazer dentro deles. Os jogos podem ser uma grande paródia do estilo de vida americano, mas também funcionam como um grande parque de diversões para os jogadore – e GTA 6 não deve fugir deste caminho.
E agora que temos dois trailers e diversas screenshots inéditas divulgadas pela Rockstar, já é possível começar a imaginar tudo aquilo que iremos encontrar nesta versão de Vice City. Por isso, resolvi listar aqui 25 atividades em potencial que poderemos encontrar no game.
Consertar telhados

(Imagem: reprodução;/Youtube)
Assim, eu nunca disse que todas as possíveis atividades seriam empolgantes né? No começo do segundo trailer vemos o personagem Jason trabalhando consertando o telhado de alguém. É bem possível que essa seja uma atividade real que poderemos fazer no game, talvez até como desculpa para acessar a residência de possíveis alvos do protagonista.
Musculação

(Imagem: reprodução;/Youtube)
Tudo indica que teremos o retorno de atividades físicas recreativas em GTA 6, como o uso de aparelhos de musculação. A torcida fica para que isso signifique também o retorno das mecânicas de mudanças corporais, que até então são exclusivas do GTA San Andreas.
Assalto a lojas

(Imagem: reprodução;/Youtube)
É possível que a possibilidade de assaltar lojas seja não apenas parte de missões do início do jogo, mas uma forma de conseguir dinheiro rápido durante toda a duração do game.
Assalto a bancos

(Imagem: reprodução;/Youtube)
Os assaltos a banco sempre foram um dos pontos fortes da franquia, e é claro que eles não iriam ficar de fora deste jogo.
Sexo

(Imagem: reprodução;/Youtube)
Eu me lembro de quando GTA tinha uma mecânico de “sexo” que era apenas um carro balançando. Como este jogo será a história de um casal, a expectativa é de que finalmente tenhamos um “minigame” de sexo decente. Afinal, se Baldur’s Gate 3 já quebrou o tabu de sexo com um urso, GTA 6 pode mostrar dois adultos se amando.
Encontros

(Imagem: reprodução;/Youtube)
Uma das mecânicas mais legais do GTA 4 era a possibilidade de ligar para seus contatos e marcar encontros – românticos ou não. E como o próximo jogo da série parece ter muitos ambientes do tipo bar e clubes de dança, não seria estranho ver esta mecânica retornando.
Tráfico de drogas

(Imagem: reprodução;/Youtube)
Assaltar bancos, roubar carros e traficar drogas são atividades que sempre fizeram parte das histórias de ascensão no mundo do crime da franquia. E tudo indica que elas continuarão existindo em GTA 6.
Limpeza de lixo

(Imagem: reprodução;/Youtube)
No começo do segundo trailer nós vemos Lucia saindo da cadeia com uma tornozeleira eletrônica e, mais para o fim, vemos ela voltando para casa com um uniforme de catador de lixo. Tudo indica que ela estará em liberdade condicional e precisa fazer trabalhos comunitários, e é possível que eles sejam um minigame em si. Se isso realmente acontecer, vai ser algo extremamente mecânico e entediante (e provavelmente se tornará o meu minigame preferido do jogo).
Decoração de ambientes

(Imagem: reprodução;/Youtube)
Em vários momentos do trailer Lucia e Jason falam sobre recomeçar a vida juntos, e estão sempre voltando para o que aparenta ser a mesma casa. Assim, não me surpreenderia se o próximo GTA introduzisse uma mecânica estilo The Sims para que você possa usar o seu suado dinheirinho para comprar decorações e mobiliar a casa onde moram.
Minigame de encher a cara

(Imagem: reprodução;/Youtube)
Os trailers também mostram muitos lugares regados à bebida, como um bar na beira da praia ou boates. Então é bem possível que uma das atividades do jogo seja alguma espécie de drinking game, talvez na mesma linha do que tivemos em Assassin’s Creed Valhalla.
Minigame de dança

(Imagem: reprodução;/Youtube)
Jason e Lucia aparecem dançando em mais de um momento no segundo trailer do jogo. Por isso, não é exagero achar que podemos ter um minigame especial para isso (e torcer para ser algo tão fenomenal quanto o que vimos em Final Fantasy VII Remake)
Rinhas de MMA clandestinas

(Imagem: reprodução;/Youtube)
Este era um dos meus minigames preferidos em Sleeping Dogs. E essa cena do segundo trailer me deu muita esperança de que o mesmo tipo de coisa também possa estar presente em GTA 6.
Clubes de striptease

(Imagem: reprodução;/Youtube)
Pelos trailers, podemos esperar que clubes de striptease serão um ambiente onde os personagens passarão muito tempo no próximo GTA. Então, porque não imaginar que eles não possam ser uma atividade em si – mais ou menos como eram os shows de teatro em Red Dead Redemption 2?
Passeios de jet ski

(Imagem: reprodução;/Youtube)
Barcos e jet skis poderão ser veículos para fugir da polícia, mas os trailers possuem cenas que indicam que eles também poderão ser apenas uma atividade de lazer.
Assaltos a veículos em movimento

(Imagem: reprodução;/Youtube)
Outra mecânica que existia em Sleeping Dogs e que a Rockstar pode trazer para GTA 6. Assaltos a caminhões em movimento podem ser muito mais interessantes do que apenas esperar (ou forçar) eles pararem e arrancar o motorista de lá. Se esse tipo de assalto foi o climax de ação do primeiro Velozes & Furiosos, ele também pode ser uma atividade no sexto GTA.
Gerenciamento de base de operações

(Imagem: reprodução;/Youtube)
Ter uma base de operações centralizada se tornou uma mecânica que cada vez mais jogos utilizam, e não seria nada estranho se ela também existir em GTA 6.
Redes sociais

(Imagem: reprodução;/Youtube)
O primeiro trailer do jogo mostra que GTA 6 deverá ter sua própria versão de uma rede social, e é possível que ela realmente exista como um elemento multiplayer, onde os jogadores poderão compartilhar seus feitos e ver o que outras pessoas estão aprontando sem precisar sair do game.
Sinuca

(Imagem: divulgação/Rockstar)
Sempre que um GTA tem um minigame de sinuca ele é um sucesso. O próximo jogo da franquia não deveria ignorar isso.
Caça de crocodilos

(Imagem: divulgação/Rockstar)
Esse tipo de atividade é algo extremamente específico da Flórida, e como Vice City é uma versão fictícia e exagerada da cidade de Miami, é necessário que exista sim um minigame de caça de crocodilos.
Pescaria

(Imagem: divulgação/Rockstar)
Me diga um único jogo que ficou pior por causa do minigame de pescaria. Esses minigames ou não influenciam em nada na qualidade final, ou se tornam a melhor parte do jogo todo (estou olhando para você, Final Fantasy XV). Então se a pergunta é “minigame de pescaria”, a resposta deve ser sempre “sim”.
Mergulhos

(Imagem: divulgação/Rockstar)
A água normalmente é algo letal na maioria dos games da série, mas em GTA V foi introduzida uma mecânica de mergulho que muito provavelmente deve continuar existindo no próximo jogo.
Treino de artes marciais

(Imagem: divulgação/Rockstar)
Assim como a musculação, também deveremos ter academias com sacos de pancadas para treinar socos e chutes. A minha expectativa é de que essa atividade exista para além das cenas CG, e sirva para preparar o personagem para competir nas rinhas de MMA.
Corridas de dirt bike

(Imagem: divulgação/Rockstar)
Se você gosta de motos barulhentas correndo em circuitos esburacados e com muita lama, você muito provavelmente vai gostar de GTA 6.
Passeios de caiaque

(Imagem: divulgação/Rockstar)
Para quando você cansar de arriscar a vida fugindo da polícia, nada como arriscar a vida descendo correntezas em um barquinho que tem uma tendência para virar sozinho.
Mini golf

(Imagem: divulgação/Rockstar)
Como GTA se tornou uma franquia jogada não apenas por adolescentes mas também pelas pessoas que era adolescente quando Vice City foi lançado em 2002, nada como um bom minigame de mini golf para esses pais de família cansados.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.