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32 curiosidades de Tetris no aniversário de 32 anos

Confira 32 curiosidades.

  1. O game não foi criado só por Pajitnov, mas também por Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov. Surgiu em 84;
  2. No entanto, o jogo só foi aparecer no ocidente em 1986;
  3. O outro designer do game foi Vladimir Pokhilko, que se mudou com Alexey Pajitnov para os Estados Unidos em 1991. Os dois tinham o intuito de tocar seus próprios negócios na terra do Tio Sam;
  4. Tetris é o jogo mais bem-sucedido como multiplataforma, com 496 milhões de cópias comercializadas, incluindo aplicativos para o sistema iOS. Na venda por plataforma única, é o quarto jogo mais vendido de todos os tempos – no caso, a versão de Game Boy de 1989 que rendeu 35 milhões de cópias;
  5. Teoricamente, Tetris é um jogo infinito, mas uma tese feita em 1992 por John Brzustowski afirma que o game se encerra em 150 sequências. O player teoricamente não consegue quebrar mais peças do que isso;
  6. O nome verdadeiro da música tema de Tetris é Korobeiniki, uma composição folk russa do século 19;
  7. Um pesquisador chamado Richard Haier afirma que o jogo pode ajudar pessoas a se tornarem mais proativas devido ao estímulo cerebral;
  8. A Hasbro fechou um contrato com a Tetris Company para lançar uma versão do game de tabuleiro Jenga ambientado no jogo eletrônico. O documento foi assinado em 2013;
  9. Os primeiras resenhas de Tetris afirmavam que o game era uma tentativa dos soviéticos de "enterrar" o capitalismo ocidental;
  10. A Threshold Entertainment promete gravar um filme baseado no jogo na China, em 2017, com um orçamento de US$ 80 bilhões;
  11. Tetris aparece na animação Pixels, de 2015;
  12. Em 2009, a conceituada revista GameInformer colocou Tetris em terceiro lugar entre os 200 melhores games de todos os tempos;
  13. No ano de 2006, a quinta geração do MP3 Player iPod rodava o jogo;
  14. Variações do game incluem os nomes The New Tetris e Tetris DX;
  15. A Nintendo embutiu Tetris em cada venda de Game Boy em 89;
  16. O sucesso no Japão foi tamanho que um mote ficou famoso na época: "O Tetris fez o Game Boy e Game Boy fez o Tetris";
  17. As cores dos blocos mudam de acordo com a versão do game. O jogador ganha pontos fazendo combinações monocromáticas;
  18. O nome Tetris vem da combinação do radical "tetra" (quatro peças) com "tênis", o esporte favorito de Alexey Pajitnov;
  19. Este projeto originalmente era uma pesquisa do Dorodnicyn Computing Centre da Academia de Ciências da União Soviética em Moscou, capital dos soviéticos;
  20. Em 2007, a IGN, um dos maiores sites de games no mundo, elegeu Tetris como o segundo maior jogo na lista dos 100 melhores;
  21. No mês de janeiro de 2010, há seis anos, o jogo chegou em 170 milhões de cópias comercializadas e se tornou o produto mais baixado na internet em entretenimento eletrônico;
  22. Em março de 2014, a publisher Ubisoft e a desenvolvedora SoMa Play lançaram o game para PlayStation 4 e Xbox One para comemorar 30 anos do game;
  23. O evento Cine Play, feito em parceria com o site Geração Gamer, prestou uma homenagem ao Tetris por seus 31 anos na cidade de São Paulo, em 2015;
  24. Alexey Pajitnov, o criador, trabalhou na Microsoft entre 1996 e 2005;
  25. Dentro da empresa de Bill Gates, Pajitnov trabalhou no Microsoft Entertainment Pack: The Puzzle Collection, no MSN Mind Aerobics e nos grupos do MSN Games;
  26. Em 1996, o site Gamespot elegeu Alexey Pajitnov como o desenvolvedor mais influente de todos os tempos;
  27. Em março de 2007, Pajitnov recebeu o prêmio Game Developers Choice Awards First Penguin Award por ter sido pioneiro nos jogos casuais;
  28. Na Microsoft, Pajitnov também fez o game Hexic, inspirado em Tetris;
  29. Apesar de tantas criações, Alexey Pajitnov só ganhou royalties por sua criação de 1984 em 1996, quando criou a The Tetris Company. Até então, outras pessoas lucraram com sua criação;
  30. A continuação de Tetris se chama Welltris e foi desenvolvida em 3D no ano de 1989;
  31. Os blocos do game se chamam Tetriminos;
  32. A gravidade é um fator importante em Tetris. Há variações no game que tornam o jogo mais difícil ou mais fácil.

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Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

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