De Hideo Kojima no X/Twitter em 18 de outubro. Publicamos hoje. De volta da América do Sul. Completamente exausto, tanto física quanto mentalmente. Não conseguia fazer nada. Depois de retornar ao Japão, voltei para o escritório e trabalhei em alguns conceitos por algumas horas, mas depois fui direto para casa.
Hoje, não saí nem chequei as redes sociais. Enquanto esquentava comida congelada, continuei assistindo à série documental “Mr. Scorsese”, do diretor que admiro profundamente, Martin Scorsese.
Só parava quando precisava ir ao banheiro ou fazer café. Terminei de assistir até o episódio 5. Não consigo nem expressar meus sentimentos em palavras. Estou emocionado.
Os filmes de Scorsese já me salvaram inúmeras vezes. Desta vez, através da sua vida e da forma como ele viveu como cineasta, recebi uma sensação renovada de “energia” criativa e um “chamado” incessante.
Obrigado, Sr. Scorsese. Ainda posso continuar.
Back from South America. Completely exhausted, both physically and mentally. I couldn’t do anything. After returning to Japan, I went back to the office and worked on some concepts for a few hours, but then went straight home.
Today, I didn’t go out or check social media at all.… pic.twitter.com/RhpieY3SXK— HIDEO_KOJIMA (@HIDEO_KOJIMA_EN) October 18, 2025

Kojima esteve no Brasil
O jornalista Leonardo Ávila, da GQ Brasil, entrevistou o desenvolvedor Hideo Kojima no seguimento de uma coletiva de imprensa que o Drops de Jogos participou. O desenvolvedor de Metal Gear Solid, Death Stranding e Zone of Enders elogiou o filme brasileiro vencedor do Oscar. O material é de 16 de outubro e reproduzimos agora.
Kojima falou de Ainda Estou Aqui, de Walter Salles com a estrela Fernanda Torres e Selton Mello como Rubens Paiva, o parlamentar assassinado pela ditadura militar do Brasil: “Assisti esses dias, achei muito interessante.”
O criador de Metal Gear também falou de rotina aos 62 anos. Respondendo se tem conseguido um sono de qualidade, Kojima confessa: “Durmo quatro, cinco horas.” Após uma breve pausa, sente a necessidade de reforçar: “Isso não é saudável.”
Designer nascido em Tóquio, pai de dois filhos, descreve uma rotina uma relação ininterrupta com o trabalho em entrevistas que tem dado em uma turnê global.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
