Indústria

A passagem de John Romero, criador do Doom, por Portugal. Por Elio Filho

Por Elio Filho, colaborador do Drops de Jogos, de Portugal.

Outra edição da DevGamm ocorreu em Cascais, Portugal, neste evento que está se tornando o mais aconchegante, divertido, profissional, interativo e criativo encontro da indústria dos videojogos. Com uma equipa quase 100% feminina e parcerias desenvolvidas com associações e projetos locais, estivemos lá para conferir mais uma edição bem trabalhada.

Sidequest foi um dos media partners assim podemos resumir como insiders o que se passou nos dias 14 e 15 de novembro.

John Romero. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

A começar pela presença sensacional de speakers de peso: na abertura uma keynote do Doomguy em pessoa John Romero, atualmente na Romero Games, que depois celebrou com os presentes essa visita num agradável meet and greet. John Romero foi a estrela do dia: conversou com fãs, distribuiu entrevistas e fotografias, acompanhado sempre da sua filha Maezza que é uma pessoa sensacional e colabora para que os fãs se sintam bem na presença da lenda que é o seu pai.

Foto: Elio Filho/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Foto: Elio Filho

Como curiosidade a família Romero pode experimentar um dos melhores produtos da pastelaria portuguesa, o tradicional Pastel de Nata, neste caso feito pela Doces do Marquês de Sintra numa receita antiga e bastante caprichada e artesanal de décadas. Se o Doomguy em pessoa aprovou, se outra lenda dos videojogos Jim Bagley também aprovou, podemos reprovar? 😀

Recomendo a entrevista dada à revista alemã Gamesmarkt como leitura.

Durante os dias do evento foram discutidos temas como:

  • “The Evolution of an Effects Conduit” com Terrance Cohen da Insomniac Games;
  • “Você não quer ser um líder” com Guido Schmidt da Rovio
  • “A evolução da arte de personagens na Guerrilla” com Arno Schmitz (que aliás estava usando uma tshirt de DOOM original do lançamento do jogo) 😀
  • “Empreendedorismo na indústria de videogames e o carrossel de expectativas” com Odile Limpach da SpielFabrique
  • “Expanding the world of Pandora in Avatar: Frontiers of Pandora” com Mikhail Greuli da Massive Entertainment  que pertence à Ubisoft
  • “Neuromarketing in Business Development: Play the Minds to Win the Game” com Herlinda Garcia da TapNation
  • “UX as a Strategy for Your Game and Studio” com Celia Hodent
  • “Eight Lessons from Eight Years at Iron Galaxy” com Adam Boyes da Iron Galaxy
  • “DUCKSIDE: Making a Hit MMO Shooter in Under a Year” com Alex Nichiporchik da tinyBuild

Presentes como expositores portugueses a Associação dos Produtores de Videojogos APVP e a EGamesLab, com representantes do consórcio açoreano (RedCatPig e FootAr) para contatos com veteranos da indústria e novos projetos indie.

Foto: Elio Filho/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

WORKSHOPS

Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Além disso, diversos workshops bastante concorridos, painéis de discussão sobre investimentos em jogos e a embaixadoras Woman in Games como impulsionadoras de mudanças, “Next-Gen Brazil: Desbloqueando o Futuro do Seu Negócio de Jogos”, discussões sobre o ecossistema de startups de jogos em portugal e finalmente como manter a qualidade e trazer eficiências ao desenvolvimento de games.

Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

ROUNDTABLES

Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

  • “Navigating Cultural Differences in Global Projects” com Oliver Kern
  • “Is Remote Work Over?” com Carla Malavasi da Playstack
  • “The Only Way is Up: Rising Above Today’s Crisis to a Better Tomorrow” com The Boss Jörg Tittel, da empresa RapidEyeMovers
  • “Maximizing Government Funding Opportunities: Strategies for Success” Andrejs Rusinovskis que veio da Estonia

Durante os dois dias ocorreram celebrações, uma em parceria com a DevGamm através do Game Dev de Lisboa e outra diretamente da Devgamm, a saber:

18 NOVEMBRO – SPOT LIGHT AWARDS

Vencedores:

MELHOR PROJETO – Too Small To Matter (by Game Dev Técnico)

REVELAÇÃO DO ANO E JOGO DO ANO – Gloomy Juncture (Subtales Studio)

PERSONALIDADE DO ANO – José Castanheira

ESTÚDIO DO ANO – Whales And Games

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

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Elio Filho

Aprendi em 1983 com o Atari 2600 o que era um videogame. Sou do tempo da internet discada, das cartas em máquina de escrever e de conversar pessoalmente! Do Telejogo Philco-Ford ao portátil mais recente, gosto de experimentar games indies e de poder ajudar que se tornem títulos AAA. Coleciono games que fizeram parte da minha história! Pai, Motociclista e Gamer. 😉

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