Categories: Indústria

As 35 curiosidades sobre Pac-Man em seus 35 anos

1. O desenvolvedor do game se chama Toru Iwatani, um japonês nascido em Meguro, bairro de Tóquio, capital do Japão. Ele tem 60 anos e fez outros jogos, como Libble Rabble (1983). No entanto, nenhum título fez mais sucesso se comparado com Pac-Man. Ele se tornou professor universitário em Osaka e Tóquio, além de ter feito Pac-Man Championship Edition para o Xbox 360 da Microsoft, em 2007.

2. Pac-Man se tornou um desenho animado em 1982 com produção de Hanna-Barbera. Sim, a mesma produção de Tom & Jerry.

3. Os fantasmas do jogo original são quatro: Blinky (Vermelho), Pinky (Rosa), Inky (Ciano) e Clyde (Laranja).

4. O nome original do game no Japão era Pakkuman, no lançamento do ocidente virou Puck-Man (por conta do disco de hockey) e no Brasil chegou como Come Come. O primeiro título foi baseado no barulho do personagem.

5. O Google criou um Doodle clássico baseado em Pac-Man em 2010, quando o jogo completou três décadas.

6. O game foi criado para não ter fim, mas após 255 estágios, o programa apresentava um bug na 256ª fase.

7. Mais de 100 mil fliperamas foram vendidos nos Estados Unidos em 1980.

8. O primeiro port de Pac-Man dos fliperamas para o console foi Atari 2600, o que coincidiu com o primeiro crash dos videogames em 1983, que causou a falência das primeiras plataformas e o surgimento da Nintendo.

9. Pac-Man foi lançado no Apple II, o maior computador da empresa de Steve Jobs em 1980.

10. O jogo chegou nos portáteis Game Boy, Sega Game Gear, Game Boy Color e Neo Geo Pocket Color.

11. Pac-Man faz parte do acervo de Smithsonian Institution, na capital Washington D.C., e no New York's Museum of Modern Art.

12. O personagem come para ficar forte como Popeye ficava forte ao comer espinafre, segundo o criador Iwatani.

13. Iwatani também disse, até 1986, que Pac-Man seria inspirado em uma pizza faltando um pedaço. Era mentira.

14. Pac-Man deixou de ser Puck-Man porque os criadores temiam que as pessoas vandalizassem os fliperamas americanos para transformar o personagem em Fuck-Man.

15. Ao todo, foram vendidos 400 mil fliperamas por mais de US$ 2 bilhões em dois anos. Em 1982, Pac-Man tinha 30 milhões de usuários ativos e massificou ainda mais os videogames.

16. Pac-Man foi uma das inspirações de Hideo Kojima para criar Metal Gear em 1987, criando os jogos de stealth, espionagem invisível.

17. Ms. Pac-Man, a versão do game com personagem feminina para atrair mulheres, chegou em janeiro de 1982. O jogo era para se chamar Pac-Woman.

18. Pac-Man já foi animação digital do prédio da FIESP na Avenida Paulista, na cidade brasileira de São Paulo.

19. Quando o Come Come foi lançado, a moda eram jogos espaciais de tiro, como Asteroids e Space Invaders. O título da Namco mudou a indústria, especialmente os fliperamas.

20. Pac-Man apareceu em filmes: Scott Pilgrim (2010) e Detona Ralph (2012) tiveram referências do herói amarelinho.

21. O jogo original era de 24 KB. Imagens na internet possuem um tamanho maior dentro do seu computador.

22. O Guiness Book elegeu Pac-Man como o ícone mais reconhecido no mundo dos videogames em 2005.

23. Mais de 400 produtos nos Estados Unidos possuem o personagem amarelo do jogo.

24. Em 23 de julho de 2015, o filme Pixels irá trazer Pac-Man como vilão.

25. Há pelo menos 11 jogos clonados do título original da Namco.

26. Acredite se quiser: Grand Theft Auto, especialmente em suas primeiras versões 2D, foi inspirado em Pac-Man. Fugir da polícia pode ser muito parecido com escapar dos fantasminhas.

27. John Romero, o designer de Doom e Wolfenstein 3D, também cita o herói amarelo como sua referência na criação de games.

28. O programador original foi Shigeo Funaki. Pac-Man também teve seus efeitos sonoros feitos por Toshio Kai.

29. Os fantasmas do jogo também são chamados de monstrinhos e até de goblins.

30. O sucesso de Pac-Man não é considerado grande apenas do ponto de vista comercial. Sua influência cultural é considerada um fenômeno social.

31. O jogo mais vendido para Atari 2600 foi Pac-Man, com sete milhões de cópias comercializadas.

32. Ms. Pac-Man foi o 12º jogo mais vendido do Mega Drive, da Sega, nos anos 1990.

33. Pac-Man vendeu 30 milhões de cópias nos Estados Unidos para celulares.

34. A grande influência deste game em relação aos demais foi estimular a jogabilidade de sobrevivência, não só caçando inimigos.

35. O lutador filipino Manny Pacquiao de boxe utiliza o apelido Pac-Man. O nome vem de suas iniciais e o pessoal inverteu, fazendo referência ao personagem dos games.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Posts Recentes

Após a eleição de Trump: os ricos das criptomoedas lucram R$ 220 bilhões com salto do bitcoin

É mais de meio milhão de reais, algo inédito em termos de valorização

30 minutos atrás

MDS alerta sobre fake news de pagamento do Bolsa Família

Pagamento mensal de benefício segue calendário oficial

45 minutos atrás

Parceria entre EBC e China Media Group fortalecerá trocas culturais

Acordos também devem beneficiar o comércio entre os países

54 minutos atrás

Diferença entre sabão em pó e sabão líquido não é tão óbvia

Ao comprar um sabão para lavar roupas, a variedade de opções é desconcertante. Todos os…

1 hora atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!