Indústria

Briga entre Epic e Google pode reduzir preço de apps; entenda

Um juiz chamado James Donato, dos Estados Unidos, decidiu neste mês de outubro que o Google deve permitir lojas de terceiros em seu sistema operacional para celular, dando vitória para a Epic Games. A dona do mobile Android vai recorrer da decisão.

Epic processou o Google em 2020 argumentando que empresa exerce um monopólio sobre o Android. Desenvolvedora do Fornite explica que empresa detém controle sobre formas de pagamento e na maneira como os consumidores acessam apps no seu sistema operacional móvel. Decisão de 7 de outubro de 2024 define uma série de obrigações para o Google.

Parar de exigir que cobranças sejam feitas apenas via Play Store — todo pagamento feito via loja do Google faz com que uma porcentagem fique com a empresa (15%), e o restante é repassado para o desenvolvedor. Documentos do processo mostram que empresa ofereceu vantagens para parceiros estratégicos, como Netflix (pagar apenas 10%) e Spotify (usar sistema de pagamento próprio), por exemplo.

E permitir outras lojas de aplicativo. Empresa deve liberar apps próprios, como Google Maps, para essas lojas. No processo, documentos mostram que Google chegou a pagar empresas para não criarem novas lojas. Foi definido pela Justiça americana ainda que Epic e Google devem criar um comitê para avaliar se regras estão sendo seguidas. Nele, deverá ter um representante de cada empresa, e um terceiro escolhido pelas companhias envolvidas.

Permitir novas lojas e outras formas de pagamento poderia descentralizar o acesso aos apps e causar mudanças em preços de aplicativos. Sem a taxa do Google, em tese, lojas concorrentes poderiam reduzir valores tanto compra de apps como de itens dentro de apps.

O Google afirma que mudanças sugeridas causarão “uma série de consequências não intencionais que prejudicarão consumidores, desenvolvedores e fabricantes”. A ver.

Com informações do UOL.

Epic Games e Google. Foto: Reprodução/TudoCelular

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!