Por Pedro Zambarda, editor-chefe do Drops de Jogos.
Informação antecipada pelo jornalista Pablo Miyazawa no jornal Valor Econômico, a TecToy lançou seu PC portátil Zeenix na versão básica por R$ 3299. Em pré-venda, o aparelho chegou ao valor promocional de R$ 2699. A imprensa criticou o preço alto pelo white label chinês. O que fez o CEO da TecToy? Atacou feministas e disseminou fake news.
Está tudo registrado na conta X/Twitter do executivo Valdeni Rodrigues. Ele está no cargo de direção da TecToy desde 2019, depois de ter passado por IBM, Compuware, PTC e MSC.
Valdeni parece utilizar sua rede social para fazer militância política. Fazer militância ou ter opiniões políticas sobre o governo Lula não tem nada de errado. Mas é chocante a quantidade de mentiras publicadas por um executivo de uma marca importante da cena brasileira de jogos como é a TecToy.
As fake news e os absurdos do CEO da empresa que lançou o Zeenix
O Zeenix foi lançado em 22 de novembro. No dia seguinte, Valdeni publicou na rede social: “A DISTORCIDA DEMOCRACIA !!! Espero que consigamos sair desta armadilha”. O post é um ataque ao ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, envolvendo o inquérito de mais de 800 páginas da investigação da Polícia Federal sobre a tentativa de golpe de Jair Bolsonaro nas eleições.
No dia 24 de novembro de 2024, Valdeni criticou o governo Lula por deixar 58 milhões de vacinas anti-Covid vencerem, quando Jair Bolsonaro deixou também milhões de doses de vacina vencerem no momento de pico da pandemia, recusando uso de máscaras e de isolamento social. “CADÊ A MUSIQUINHA AGORA ?? Onde estão os protestos ? Os Editoriais no horário nobre ? Os desapontamentos nas redes ?”, diz o executivo mais importante da TecToy.
No mesmo dia, ele compartilhou uma notícia do ex-vice-presidente da Caixa que foi demitido por assédio sexual e moral. Novamente ele compara com o governo Bolsonaro e solta: “ALGUMA FEMINISTA ??? NADA A DECLARAR ? Onde esta o Fascismo agora ? As diversas fobias ? Nada ?”
Nesse mesmo post, ele ataca feministas e mulheres vítimas de abuso. E tenta encaixa-las na militância esquerdista ou mesmo petista.
No dia 20 de novembro, Valdeni compartilhou a Mulher Patriota no X/Twitter com um ataque à “ditadura chinesa” do site bolsonarista Conexão Política. O Zeenix foi lançado como um white label do dispositivo da China Ayn Loki Zero, o que é um péssimo post para as relações de sua própria empresa.
Ao longo do mês de novembro, ele compartilhou posts de boicote ao filme Ainda Estou Aqui, do cineasta Walter Salles, sobre a ditadura militar e a tragédia da família Paiva. No mesmo mês, também questionou o Dia da Consciência Negra, uma data necessária para o combate antirracista.
Atacou em agosto de 2024 a jogadora Marta e a chama de “pagem da esbanja [referência à primeira-dama, Janja Lula da Silva]”.
E compartilhou também naquele mês um post exibindo jornalistas como se fossem nazistas, mostrando William Bonner, Renata Vasconcellos, Merval Pereira, Gerson Camarotti, Eliane Cantanhêde e Reinaldo Azevedo. O teor de suas interações nas redes sociais oscila entre a militância de extrema direita, o exagero, a mentira e a irresponsabilidade de um executivo com vida pública.
Outro lado
O Drops de Jogos entrou em contato com a TecToy com as seguintes perguntas:
1 Por que o CEO da TecToy compartilhou posts no X/Twitter atacando mulheres feministas ou vítimas de abuso citando caso de demissão na Caixa Econômica Federal sob o governo Lula?
2 Por que o CEO da TecToy compartilhou postagens de ataque à China, chamando de “ditadura”, ao trazer um produto white label chinês ao Brasil?
3 Por que o CEO da TecToy repercutiu fake news, ataques aos ministros do Supremo Tribunal Federal e veículos que defenderam golpe de Estado em seu perfil público de rede social?
4 Vocês não temem que as opiniões políticas do principal executivo da empresa afetem a imagem da TecToy?
5 Por que o CEO da TecToy comparou jornalistas com nazistas em outra postagem em rede social?
6 Tem algo que eu não perguntei que vocês gostariam de acrescentar?
O espaço está aberto para manifestação da TecToy e de seu CEO, Valdeni Rodrigues.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
Muito lucido e verdadeiro este CEO. Parabéns.
Se você se alinha a isso…
E eu achando q o Zeenix era a coisa mais vergonhosa da Tec Toy.
A expectativa já era baixa, mas pqp
Agora serei forçado guardar dinheiro e comprar um Zeenix só por causa de supremacistas de esquerda estarem tentando cancelar a marca ;D
vai porra nenhuma kkkkkkk não fode
Vai comprar nada, quer meter essa? kkkkkk quem não lacra, não lucra
Boa sorte comprando essa merda KKKKKKKKKKKK
Literalmente qualquer coisa no mercado é superior a esse lixo que eles lançaram.
Meu celular de 2020 tem mais processamento que essa bosta.
Ótimo saber que esse escroto age assim. A trécotói não vale nada. Lixão padrão multimerda.
Beleza mostrou um monte de tweets, mas e sobre o Pc portátil? É ruim? Queria uma review do console, se fosse pra saber de fofoca eu ligava no fofocalizando… Pelo menos eles fazem piadas.
se tu leu o título da notícia e achou que o review do console estaria aqui então tu é burro pra c4r4lh0
Caralho o homem fazendo claras declarações racistas e você passando pano.
É ótimo pô, compra lá, tá baratinho, opção mais em conta do mercado.
Fábio, meu celular de 2020 tem mais processamento que ele, e foi mais barato que esse console, ainda por cima, é White Label, capaz de achar no aliexpress/shopee o mesmo aparelho ou até uma versão melhor, sendo mais barato que ele.
Cara, que texto mal escrito da porra kkkkkkkkkkk
Parece ter sido escrito pelo próprio Bolsonaro ou pelo Lula (dois analfabetos funcionais)
Ele só tem as opiniões dele.
Sim, opinião de m*rda! Fundada em 3scrotisse e preconceitos.
Qual foi a fake news que ele compartilhou? Não vi.
Rapaz… Tem que ser muito alienado.
Os caras acham bonito ser lunático e 3scroto. Sem a criação de uma falsa narrativa, eles não conseguem prevalecer e a maior hipocrisia é se valer da China como fornecedora de sua empresa e ao mesmo tempo bostejar na internet alucinações a respeito.
KKKK “o cara pensa politicamente diferente da jornalista do cabelo azul, vamos tentar destruir a carreira dele” kkkk… ahhhh nada tão imoral e sujo quanto o jornalismo militante da esquerda kkk..