(Imagem: Divulgação/ESA)
Cerca de dois anos depois de matarem de vez a E3, a Entertainment Software Association (ESA) anunciou que está organizando um novo evento de escala global.
Com o nome de Interactive Innovation Conference (iicon), a promessa é de que ele será um evento diferente de todos os outros do mercado de games. Segundo os organizadores, o objetivo será reunir em um só lugar lideranças e mentes inovadoras de todas as indústrias do entretenimento interativo.
Em declaração para a imprensa, o CEO da ESA afirmou que os videogames estão na vanguarda da inovação tecnológica e cultural há décadas. E a iicon irá proporcionar um espaço onde visionários de diferentes indústrias podem se encontrar e reimaginar o que é possível ser feito no espaço do entretenimento interativo.
O iicon está marcado para acontecer em Las Vegas, entre os dias 27 e 30 de abril de 2026. No momento, o evento já conta com a confirmação de algumas das maiores empresas de games e entretenimento do mundo. Estes são alguns dos nomes já confirmado no iicon:
Falar que o iicon é um evento “diferente de todos os outros” é uma certo exagero, mas não deixa de ser verdade. Sim, ele é diferente da grande maioria dos eventos da indústria de games. Isto porque esta é uma indústria onde quase todos os eventos ainda tem como objetivo conquistar o público e vender um produto.
Enquanto isso, tudo indica que o iicon será uma versão glorificada daqueles jantares executivos que acontecem em terraços de hotéis cinco estrelas. E isso fica claro pelo tipo de linguagem que eles usam no site: “líderes da indústria”, “visionários”, “transformadores da indústria” – tudo isso é sinônimo para CEO e dono de empresa. E eu sei disso intimamente, porque já escrevi muitos e-mails e ads para atrair esse tipo de pessoa para eventos corporativos, e era exatamente essa a linguagem que eu usava.
A mensagem do site do iicon é o puro suco de evento para afagar os egos de CEOs (Imagem: captura de tela)
E a gente sabe o que acontece quando essas pessoas se reúnem para discutir o futuro dos games: é papo sobre como trocar meus funcionários por IA, sobre modelos de monetização cada vez mais nocivos ao consumidor, e sobre como o futuro da indústria está em tornar todos os jogos cópias de Fortnite.
Não se deixe enganar: a única inovação que uma reunião de “líderes da indústria” traz é na forma em como eles vão explorar ainda mais seus funcionários e tornar todo o ecossistema pior para o consumidor.
Inovação de verdade não acontece em eventos como a iicon e nem mesmo em eventos como a antiga E3. Os verdadeiros inovadores da indústria estão em eventos como a Global Game Jam. É de lá que saem os verdadeiros visionários e transformadores do mercado. Na iicon, o máximo que vai sair de lá é alguma justificativa brilhante pra aumentar o preço dos jogos e novas formas de vender conteúdo pago.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
Lançada pela EdUFSCar, obra foi escrita pelo pesquisador da USP João Paulo Ferreira da Silva…
Jogos, biociências e aprendizado se unem na segunda edição do Curso Internacional de Estudos de…
Entes deverão executar o mínimo de 60% do valor recebido no ano anterior. Se todos…
Dia Mundial do Sono alerta para importância de hábitos saudáveis
O mundo é dos algoritmos há muito tempo, bem antes dos avanços tecnológicos que temos…
Pedro Caxa não é mais líder de marketing do Zeenix. Além disso, quase toda a…