Designer processa Capcom por usar suas fotos nos jogos Resident Evil e Devil May Cry

Foi até a Justiça

Designer processa Capcom por usar suas fotos nos jogos Resident Evil e Devil May Cry. Foto: Reprodução

A designer Judy A. Juracek acusou a desenvolvedora de jogos Capcom de usar fotos com direitos autorais para construir ambientes e até mesmo o logo de Resident Evil 4. Ela entrou com uma ação na justiça dos EUA alegando que a desenvolvedora usou fotos de seu livro Surfaces, uma coletânea de 1.200 imagens de texturas fotografadas por ela e publicada em 1996.

Segundo a artista, o livro foi feito para servir como referência visual para arquitetos, outros artistas e designers. Além da cópia impressa, o volume vinha com um CD-ROM com as imagens. Segundo Juracek, era necessário licenciar as imagens para uso comercial. De acordo com o Polygon, a designer identificou cerca de 80 imagens utilizadas de diferentes formas e as documentou em mais de 100 páginas. Entre os destaques, estão uma foto de vidro sendo estilhaçado, que, de acordo com ela, está presente no logo de RE4.

Boa parte das evidências recolhidas por Juracek foram divulgadas publicamente após o grande vazamento de dados da Capcom em novembro de 2020, que comprometeu arquivos dos jogos, além de informações pessoais de funcionários da empresa. Analisando os arquivos, a designer também identificou que alguns nomes de arquivos coincidiam com nomes das fotos no CD-ROM de Surfaces.

Um representante da Capcom disse ao Polygon que “estão cientes da ação judicial” e que “não tinham mais comentários” sobre o assunto. O advogado da artista também não deu mais detalhes sobre o caso.

Você pode ver o processo, em inglês, clicando aqui.

Vimos no Jovem Nerd.

LEIA MAIS – Conheça 17 empresas que estão definindo o futuro dos games brasileiros

Fatec’s Out é o game brasileiro de 2020 segundo a pesquisa Drops de Jogos/Geração Gamer

Opinião – Death Stranding é sobre futuro; Cyberpunk 2077 é passado. Por Pedro Zambarda

Veja o vídeo da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments