Indústria

Doom está rodando em Captcha, acredite se quiser

CEO Guillermo Rauch criou um dos CAPTCHAS mais difíceis até agora: uma pequena fase de Doom Clássico onde o jogador deve matar três inimigos. Os controles são simples, utilizando as setas do teclado para se mover e a barra de espaço para atirar e o aplicativo reflete a dificuldade nightmare do jogo original.

O CAPTCHA é muito mais difícil do que seria necessário e combina com uma piada recorrente em que os desenvolvedores fazem o Doom Clássico rodar em praticamente qualquer coisa.

Parte da dificuldade é que os “jogadores” não podem desviar dos tiros inimigos, sendo necessárais várias tentativas para uma vitória. No fórum Hacker News, usuários comentaram a dificuldade da aplicação e compartilham estratégias.

A aplicação é WebAssembly, mas foi feita através de uma ferramenta de desenvolvimento web baseada em linguagem humana e prompts chamada v0, que faz parte de um conjunto de recursos oferecidos pela Vercel, um serviço de ferramentas de desenvolvimento baseado em nuvem, do qual Rauch é o CEO.

É possível ver o histórico de chat do bot LLM com a série de prompts que produziram este jogo CAPTCHA no site da v0.

Em 2021, houve outra tentativa de criar um CAPTCHA de Doom. Na ocasião, o desenvolvedor Miquel Camps Orteza fez uma aproximação. A versão foi feita à mão, e seu código-fonte está disponível no GitHub. Miquel observou que não é seguro.

Enquanto um CAPTCHA, a tentativa de Rauch não é mais séria, mas se assemelha mais ao jogo original.

Para os curiosos, a aplicação não deverá rodar em sites reais. Primeiro, porque não há segurança sobre a legalidade do uso de Doom em um captcha. Embora o código do Doom seja de código aberto, os elementos do jogo, como sprites de inimigos e texturas do ambiente não são.

Abaixo, uma lista de sucessos para rodar Doom só em 2024:

  • Rodar direto na GPU, ignorando a CPU.
  • Doom rodando em IA generativa.
  • Hacker no Nintendo Alarmo (para rodar Doom).
  • Modificação em Balatro.
  • Programador fez Doom rodar em Fortnite.
  • Oficialmente disponível num cortador de gramas.
  • Painel de 200 fans RGB.

Com informações do ArsTechnica e Adrenaline.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!