CEO Guillermo Rauch criou um dos CAPTCHAS mais difíceis até agora: uma pequena fase de Doom Clássico onde o jogador deve matar três inimigos. Os controles são simples, utilizando as setas do teclado para se mover e a barra de espaço para atirar e o aplicativo reflete a dificuldade nightmare do jogo original.
O CAPTCHA é muito mais difícil do que seria necessário e combina com uma piada recorrente em que os desenvolvedores fazem o Doom Clássico rodar em praticamente qualquer coisa.
Parte da dificuldade é que os “jogadores” não podem desviar dos tiros inimigos, sendo necessárais várias tentativas para uma vitória. No fórum Hacker News, usuários comentaram a dificuldade da aplicação e compartilham estratégias.
A aplicação é WebAssembly, mas foi feita através de uma ferramenta de desenvolvimento web baseada em linguagem humana e prompts chamada v0, que faz parte de um conjunto de recursos oferecidos pela Vercel, um serviço de ferramentas de desenvolvimento baseado em nuvem, do qual Rauch é o CEO.
É possível ver o histórico de chat do bot LLM com a série de prompts que produziram este jogo CAPTCHA no site da v0.
Em 2021, houve outra tentativa de criar um CAPTCHA de Doom. Na ocasião, o desenvolvedor Miquel Camps Orteza fez uma aproximação. A versão foi feita à mão, e seu código-fonte está disponível no GitHub. Miquel observou que não é seguro.
Enquanto um CAPTCHA, a tentativa de Rauch não é mais séria, mas se assemelha mais ao jogo original.
Para os curiosos, a aplicação não deverá rodar em sites reais. Primeiro, porque não há segurança sobre a legalidade do uso de Doom em um captcha. Embora o código do Doom seja de código aberto, os elementos do jogo, como sprites de inimigos e texturas do ambiente não são.
Abaixo, uma lista de sucessos para rodar Doom só em 2024:
Com informações do ArsTechnica e Adrenaline.
O Gshow errou
Segundou
Reconhecimento pela interpretação de Eunice Paiva
Valorizando os conhecimentos de ciências humanas