Epic Games vence Apple na Justiça - Drops de Jogos

Epic Games vence Apple na Justiça

Justiça decide favoravelmente à Epic

Ilustração sobre processo judicial envolvendo Apple e Epic Games. Foto: Reprodução/Istoé

No ano de 2020 a Epic Games começou um embate judicial nos Estados Unidos contra a Apple após a empresa remover o game Fortnite da App Store.

LEIA MAIS

1 – Editor de conteúdo do Drops de Jogos explicava as inverdades sobre Games e Violência há 10 anos

2 – Acredite se quiser – Brasileiros criam jogo mod de graça baseado na Caverna do Dragão

Essa ação foi tomada após a desenvolvedora violar os termos do contrato a fim de tentar burlar a taxa de 30% cobrada sobre cada pagamento na loja. Processo estava tramitando desde o ano passado e finalmente teve um desfecho, sendo que o resultado é favorável à Epic Games, embora a desenvolvedora do game Fortnite também tenha sido duramente afetada pelo parecer da juíza federal Yvonne Gonzalez Rogers.

Decisão condena a Apple a permitir que os desenvolvedores tanto de aplicativos quanto jogos incluam botões que redirecionam o usuário para um ambiente de pagamento externo, com isso é possível realizar a transação fora da loja de apps nativa do iOS e iPad, evitando o pagamento das taxas que vão de 15% a 30% para a gigante de Cupertino. Essa ‘abertura’ poderá afetar significativamente a receita da empresa gerada com os pagamentos na loja, sendo que apenas em 2020 a Apple lucrou cerca de US$ 64 bilhões apenas com as taxas.

Apesar da Epic Games ter vencido o processo ela também foi afetada pela decisão, visto que a juíza entendeu que a empresa quebrou o contrato firmado com a Apple ao disponibilizar um método de pagamento alternativo antes da remoção do jogo da App Store, sendo condenada a pagar uma taxa de 30% sobre o lucro de US$ 12 milhões obtido entre os meses de agosto e outubro de 2020. Além disso, a desenvolvedora também terá que pagar mais uma taxa de 30% sobre todo o valor arrecadado entre novembro do ano passado e a data da decisão; o total ainda é desconhecido e ambas poderão recorrer, contudo a decisão deve ser cumprida em até 90 dias.

Petição da Epic Games também acusava a Apple de praticar um suposto monopólio por determinar a existência de uma única loja de aplicativos no iPhone ou IPad, algo que não acontece no Android, já que os usuários têm a possibilidade de instalarem aplicativos fora do Google Play. A tentativa de forçar a Apple para permitir a inserção de novas lojas concorrentes em seu sistema operacional foi rejeitada pela juíza federal, que julgou que a Epic Games não conseguiu apresentar provas que comprovassem a existência de monopólio praticado pela empresa da maçã.

Com informações do site TudoCelular.

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Saiba os SPOILERS de Resident Evil Village

Resident Evil Database cria Linha do Tempo com games da franquia

Confira os 5 games online mais jogados no mundo em 2021 segundo site

Veja o vídeo da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments