Hades II. Foto: Divulgação
Após acusações de que teria escalado novas vozes para os personagens de Hades 2 devido à greve dos dubladores, a Supergiant Games se defendeu dizendo que não fez nada disso.
Em um pronunciamento divulgado ontem (20) nas redes sociais da empresa, a Supergiant Games confirmou que não fez o recast em ninguém do time de dublagem. Eles afirmam que continuam trabalhando com a mesma equipe que fez as vozes no primeiro Hades, e que não pretendem fazer nenhuma mudança no time.
A declaração também confirma que, apesar da empresa não possuir um contrato com a SAG-AFTRA (o principal sindicato de atores e dubladores dos EUA) por diversos motivos, eles estão respeitando os atores que não podem trabalhar neste período.
O comunicado também afirma que a desenvolvedora de Hades 2 já oferece as maiores proteções contra IA em contrato do mercado, e que torce pela vitória dos grevistas para que todas as outras desenvolvedoras também sejam forçadas a oferecer essas proteções.
Toda a polêmica começou com Marin M. Miller, uma pessoa dubladora não-binária que faz a voz da deusa Athena em Hades e Hades 2. Em uma postagem no Bluesky, ela avisou a seus seguidores sobre a possibilidade de que a personagem poderia aparecer com uma nova voz na nova atualização do jogo.
O motivo seria o fato da Supergiant Games não ter acordo contratual com a SAG-AFTRA. Por isso, era possível que a desenvolvedora não respeitasse o status de grevista dela e simplesmente escolhesse outra pessoa para dublar a personagem.
Apesar da polêmica, uma coisa ainda não ficou clara: o motivo de porque o estúdio se recusou a trabalhar sob o contrato da SAG-AFTRA. Talvez seja porque muitos das dubladores do jogo sejam de fora dos EUA, ou porque eles acreditam que as proteções que já existem no contrato que oferecem aos atores já cobrem todas as exigências do sindicato. Mas, até o momento, a Supergiant ainda não se manifestou sobre o real motivo disso.
De qualquer jeito, a Supergiant é uma das poucas desenvolvedoras que ainda não entrou na onda das inteligências artificiais. No comunicado de ontem, a empresa reafirma que Hades 2 é um jogo feito sem o uso de IA generativa em nenhum de seus conteúdos. Essa mensagem é reafirmada nos próprios créditos do game, como apontado pela @ari.baby no Bluesky.
“Este jogo foi feito intencionalmente para seres humanos. Nenhuma IA generativa foi usada na criação de arte, vozes ou qualquer outro conteúdo.” Esta é a mensagem que pode ser encontrada nos créditos de Hades 2. (Imagem: captura de tela pela feita por @ari.baby e publicado no Bluesky)
Será que ele tá certo?