De acordo com fontes próximas ao estúdio sueco Thunderful Group, do jogo Planet of Lana, a empresa fez entre 80 e 100 demissões nesta segunda semana de novembro de 2024. Pessoas que pediram anonimato a este Drops de Jogos garantem a veracidade das informações. O corte corresponde a praticamente metade da companhia.
O estúdio lançou uma nota oficial dos layoffs. Confira.
Thunderful Group AB (publ) (” Thunderful ” ou ” o Grupo “) anuncia hoje a implementação de um programa de reestruturação estratégica dentro de seu segmento de Publicação (” o programa “) com o objetivo de aumentar o foco na publicação de jogos de terceiros, ao mesmo tempo em que reduz os investimentos em projetos internos de jogos. O programa levará a reduções de força de trabalho e à descontinuação de alguns projetos internos de jogos. Em resumo, o programa significará:
A gerência e o Conselho de Administração da Thunderful continuaram a avaliar as capacidades de negócios e a estrutura de capital do Grupo e, após cuidadosa consideração, decidiram implementar este programa de reestruturação estratégica no segmento de Publicação. A mudança envolverá um foco maior na publicação de jogos de terceiros e uma redução nos investimentos em projetos desenvolvidos internamente.
Este programa recém-anunciado segue as medidas de economia de custos introduzidas no início deste ano, bem como o desinvestimento do negócio de distribuição do Grupo para gerenciar dívida líquida incorrida anteriormente. Embora reduções significativas nos níveis de custo tenham sido alcançadas este ano, as metas de receita não foram cumpridas e o Grupo ainda está lutando com fluxo de caixa negativo.
Mudar o foco para publicação externa reduzirá os custos fixos do Grupo e permitirá maior flexibilidade, possibilitando lançamentos de jogos mais rápidos e diversos, alavancando talentos e recursos externos de forma equilibrada, ao mesmo tempo em que retém alguma capacidade de desenvolvimento interno. O programa de reestruturação será implementado imediatamente.
“É lamentável anunciar uma segunda reestruturação da Thunderful em menos de um ano, mas infelizmente não vemos outras alternativas para garantir a sustentabilidade e resiliência de longo prazo do Grupo. A mudança estratégica para publicar jogos de parceiros externos nos permite reduzir custos fixos, aumentar a flexibilidade e controlar melhor nosso fluxo de caixa”, diz Martin Walfisz , CEO do Thunderful Group. “Temos muitos funcionários talentosos e dedicados, e é com grande pesar que somos forçados a nos separar.”
O programa de reestruturação resultará na rescisão de uma grande parte da equipe de desenvolvimento, bem como de cargos na gerência e administração, tanto dentro quanto fora da Suécia. O programa, que deve impactar 80-100 funcionários, incorrerá em custos únicos de 25-30 MSEK durante o quarto trimestre, sujeito a negociações com os sindicatos afetados.
As reduções da força de trabalho produzirão economias anuais de custos e, consequentemente, fluxo de caixa melhorado de 80–90 MSEK. O fluxo de caixa também é impactado por maiores investimentos em direitos de jogo de 30–40 MSEK por ano. O Grupo espera que a maioria dessas economias entre em vigor a partir do primeiro trimestre de 2025.
Como resultado do programa, as despesas capitalizadas com desenvolvimento de jogos, ágio e investimentos em direitos de jogos serão reduzidas, com um valor de 220–240 MSEK.
O segmento de Co-desenvolvimento e Serviços do Thunderful Group não é afetado pelo programa.
A Thunderful realizará um webcast em inglês para discutir o programa de reestruturação estratégica hoje (14 de novembro de 2024) às 15:00 CET. O webcast oferecerá a oportunidade de fazer perguntas. Participe do webcast pelo link: https://www.redeye.se/events/1044922/live-q-thunderful-group-2
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
Francisco Wanderley Luiz
Quanto maior a biodiversidade de espécies plantadas no início do experimento, mais diverso se tornou…
Concurso cultural
Música linda