Indústria

Estúdio de Terraria anunciou doação de US$ 100 mil para Godot e FNA, concorrentes da Unity

Re-Logic, estúdio do game Terraria, anunciou em 19 de setembro que fará uma doação de US$ 100 mil para Godot e FNA, dois motores gráficos de código aberto que são concorrentes diretos da Unity. Numa publicação no X (antigo Twitter), os desenvolvedores explicam que não apoiam as novas taxas da Unity.

Acusam as mudanças de serem “predatórias”, com a intenção de “espremer [o dinheiro de] publicadoras, estúdios e gamers”. Assim tomaram a decisão de apoiar outros motores gráficos, para que eles continuem a funcionar da mesma maneira e servir como uma boa opção de desenvolvimento.

“A equipe da Re-Logic esteve acompanhando as notícias da Unity com interesse e tristeza. A perda de um motor gráfico, que era líder no mercado e amigável aos usuários, para as forças sombrias que impactam negativamente a indústria de games nos deixou consternados. Apesar de não usarmos a Unity (exceto para poucos elementos para console e mobile), sentimos que não podemos ficar parados em relação a essas mudanças predatórias contra todos os estúdios.

Nós condenamos e rejeitamos as recentes mudanças de taxas que foram propostas pela Unity e como eles lidaram com isso. A maneira brusca em que anos de confiança na Unity foram jogados fora para dar espaço a outro jeito de espremer [o dinheiro de] publicadoras, estúdios e gamers é a parte mais triste. O fato de que essa mudança era totalmente desnecessária ainda leva a situação à categoria de tragédia — que a indústria não esquecerá tão cedo.

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Godot. Foto: Reprodução

Não sentimos que um simples comunicado público é suficiente. Mesmo que a Unity anuncie ajustes às mudanças, a destruição de confiança não é fácil de reparar. Sentimos fortemente que é importante apoiar outros motores gráficos de código aberto agora. Acender velas neste momento escuro.

Para isso, estamos doando US$ 100 mil para cada motor gráfico listado aqui [Godot e FNA]. Além disso, estamos patrocinando cada um desses projetos com US$ 1 mil por mês. Tudo o que pedimos em troca é que eles permaneçam bons e continuem fazendo o possível para que essas engines sejam poderosas e acessíveis a todos os desenvolvedores.

A Re-Logic sempre apoiou desenvolvedores de jogos e estúdios indie que fazem as coisas do jeito certo. Sentimos que nossas ações neste momento são a melhor maneira de manter essa missão viva. Ao acelerar e fortalecer as engines de código aberto, esperamos ajudar estúdios que estão lutando para descobrir como continuar após os acontecimentos recentes”.

Com informações do Jovem Nerd.

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Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

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