Da Kojima Productions no Twitter/X: Feliz aniversário, CHEFE. 24 de agosto é o aniversário de Hideo Kojima. Durante a nossa visita a Riade, celebrámos com uma festa surpresa, juntamente com a equipa do KJP e a equipe do SIE, Sony Interactive Entertainment.
Sobre o evento, Rafael Silva, do Drops, escreveu sobre: Como já falamos aqui várias vezes, Hideo Kojima é um dos mais conhecidos desenvolvedores “de esquerda” do mundo dos games. Isso fica claro não apenas nos temas de seus jogos – que, de forma geral, trazem discurso antiguerra, anticorporações e anti-isolacionismo – mas até mesmo nos comentários que ele faz sobre a indústria de jogos e no que ele compartilha nas redes sociais.
Ao mesmo tempo, eu também entendo que existe um certo paradoxo que pessoas progressistas que também assumem o papel de CEO de uma empresa precisam enfrentar. Afinal, nós vivemos em um mundo capitalista, e em alguns momentos é preciso priorizar as questões financeiras e o lucro. E isso se torna ainda mais real quando falamos de decisões referentes à gestão de uma empresa ou a como uma pessoa consegue pagar suas contas.
Mas isso nem sempre é o caso. Às vezes, você tem o pode de escolher não fazer parte de algo que atenta contra os seus princípios morais sem largar mão de nada. É nessas horas que a vida nos coloca “em teste”, e é nessas escolhas que podemos mostrar se os valores que mostramos para o mundo são mesmo a forma como tentamos levar nossa vida.
E foi em um desses testes que Kojima falhou de forma escandalosa.
O criador das franquias Metal Gear e Death Stranding foi anunciado como um dos palestrantes da New Global Sport Conference, um daqueles eventos corporativos que normalmente servem para um monte de CEOs se juntarem numa salinha, darem tapinhas nas costas um dos outros elogiando o ótimo trabalho que eles tem feito, e pensar em novas formas de como enfiar mais IAs em seus projetos a fim de poder demitir mais funcionários e aumentar o valor de seus bônus anuais milionários.
De forma geral, esses eventos em si já são problemáticos por si só, mas a New Global Sport Conference em específico é ainda pior. Primeiro, porque não é um grande e tradicional evento da indústria que alguém como Kojima precisa fazer parte (como, por exemplo, uma Gamescom, Tokyo Game Show ou mesmo uma BGS da vida). Esta será a primeira edição deste evento como algo próprio, já que em 2023 e 2024 ele aconteceu como um pedaço da programação da Esports World Cup.
Mas mais do que isso: esse é um evento organizado pelo governo da Arábia Saudita, e faz parte de uma estratégia do país de usar videogames e o cenário de e-sports para a prática de sportswashing (de forma bem resumida, o uso de eventos esportivos para gerar “mídia positiva” e mascarar as inúmeras violações aos direitos humanos cometidas pelo governo do país).
Leia o texto na íntegra aqui.
Sanção presidencial
Ele falou na polícia
EdH Müller trabalhou em Reverie Knights Tactics, Tormenta e outros títulos
Veja por que essa nova linha vende e é tesão de ler a ponto de…