Indústria

58% dos brasileiros acreditam que a IA vai mudar empregos e acentuar a desigualdade, diz pesquisa

Drops de Jogos recebeu informações oficiais da Pesquisa Game Brasil. PESQUISA APONTA QUE BRASILEIROS VEEM IAS COMO ÓTIMAS FERRAMENTAS DE TRABALHO, MAS TEMEM PERDER SEUS EMPREGOS PARA ELAS.

A Pesquisa Game Brasil (PGB 24) traz dados inéditos sobre percepção da população brasileira a respeito de inteligências artificiais. 

O estudo demonstra um receio da população em relação às IAs, 56,2% afirmam ter medo de um mundo repleto de ferramentas generativas e 58% acreditam que pode haver um aumento na desigualdade social como resultado das substituições dos empregos.

PGB 24 ainda endossa a visão de que as inteligências artificiais podem melhorar o trabalho, tornando as pessoas mais produtivas e criativas. A porcentagem das pessoas que concordam e acreditam nessa afirmação chega a 67,8% e somente 7,4% dos entrevistados discordam.

Isso não quer dizer que os sistemas estejam ligados somente ao trabalho e às demandas do dia a dia. 59,5% dos entrevistados gostam da ideia de utilização nas escolas e no aprendizado, tornando a prática mais eficaz.

Segundo a pesquisa, 59,7% dos entrevistados sentem que as IAs estão completamente ligadas ao seu cotidiano. 58,7% disseram que ja utilizaram aplicativos de sistema de direção por mapas que utilizam Inteligência Artificial, como o Waze e o Google Maps.

Outra aplicação que também aparece com grande destaque são os bots de autoatendimento ao consumidor com 55,8% e logo atrás às assistentes virtuais, como a Siri (IA do sistema IOS da Apple) e a Alexa (IA do sistema da Amazon). 

Ferramentas de geração de textos, imagens e sons, como por exemplo o Chat GPT também aparecem na pesquisa com 27,3%. Apenas 9% dos entrevistados afirma não ter entrado em contato com nenhuma ferramenta de IA generativa.

58% dos brasileiros acreditam que a IA vai mudar empregos e acentuar a desigualdade, diz pesquisa. Foto: Divulgação

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!