O programa Game Founders, voltado a aceleração e mentoria para o mercado de desenvolvimento de jogos digitais, está com as inscrições abertas para sua sexta turma de profissionais interessados em aprender com feras do mercado de games. Criado originalmente em Tallinn, na Estônia, o programas migrou 'de mala e cuia' para Kuala Lumpur, na Malásia, onde encontrou portas abertas para sua continuidade por meio de incentivos do governo malaio.
"Não existe nada similar. As mentorias são o lado único de participar de algo assim", detalhou Orlando Fonseca Jr., diretor criativo do esúdio Imagnation, de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A equipe da empresa gaúcha participou da última turma e já está de volta ao país, com claras recomentações aos interessados em investir na própria qualifricação e no potencial de suas produções. "Durante o programa a gente recebe mentoria de diversos profissionais da indústria, de todas as disciplinas: game design, programação, arte, marketing, negócios, consultoria legal etc", explicou, em conversa com o Drops de Jogos.
A qualidade dos profissionais diretamente envolvidos mostra-se imensamente enriquecedora aos participantes tanto pelo talento demonstrado ao longo de suas carreiras quanto histórico de realizações nesse mercado. "A gente teve mentoria de game design com o designer do Age of Empires II: The Age of Kings", continuou o empreendedor. "Parecia que o cara tinha jogado 40 horas do nosso jogo, depois de apenas 5 minutos em que fiquei descrevendo o que era". O alinhamento de criações e propostas de projetos das empresas e indies com a expectativa do mercado é um dos grandes diferenciais do programa, que apresenta, por meio dos mentores integrantes, sugestões e soluções capazes de transformar toda a potencialidade de uma boa ideia em um produto de aceitação mundial. "Nosso próximo jogo, por exemplo, é um projeto de corrida em VR, com influência massiva de Road Rash. Um dos mentores dessa etapa trabalhou em todos os Road Rash e foi produtor da versão para o 3DO", enfatizou Orlando. "Aprender com um cara que tava lá quando o jogo que foi a influência foi criado não tem valor monetário. Mas não só isso. Insights de negócios, aprender a fazer pitch pra investidores e publishers… o programa é bem completo", destacou.
Participar do processo exige, naturalmente, investimento para a viagem e estadia, entre outros custos. No entanto, àqueles que acreditam na oportunidade de crescimento de seus estúdios e produções, o programa pode ser a base para a conquista de novos públicos e mercados ao redor do mundo, além do network proporcionado. As empresas selecionadas recebem uma ajuda de custo de 15 mil euros para aprender e investir em seus trabalhos por um período de 3 meses.
Informações sobre o Game Founders podem ser conferidas diretamente no site do programa.