Indústria

Mulheres são maioria dos gamers de smartphone, aponta pesquisa de consumo

Drops de Jogos recebeu esses dados em junho. Publicamos hoje. Pesquisa Game Brasil revela seu painel PGB Latam 2024 durante a gamescom latam.

A Pesquisa Game Brasil (PGB) apresenta o painel PGB Latam deste ano, com informações atualizadas sobre a relação do público latino-americano com jogos eletrônicos. No total, mais de 11 mil participantes, de cinco países da América Latina – Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru -, responderam à pesquisa. Os destaques dos resultados foram apresentados hoje (27) ao público da gamescom latam 2024 e, pela primeira vez, estão disponíveis em versão gratuita no site oficial da PGB.

A PGB Latam revelou que, em média, 65,8% do público dos países listados jogam videogames; destes, 78,8% consideram os games uma das suas principais fontes de entretenimento, e 73,8% tratam os jogos eletrônicos como a principal forma de se entreter. A demografia mostra que, na América Latina, a maioria das pessoas que jogam são homens (56,3%), enquanto as mulheres representam 43,7% deste público. As faixas etárias de 35 a 39 anos e de 30 a 34 anos são a maior parte dos interessados por games (15,2% e 15%, respectivamente).

A pesquisa também mapeou outros dados relevantes, como as plataformas mais utilizadas para jogar, a frequência com que jogam e informações gerais sobre comportamento:

Plataforma: 47,4% jogam no smartphone, enquanto 19,1% preferem os consoles e 12,7% optam por jogar no computador;

Frequência: a maioria prefere jogar por até uma hora por dia (40,6%), e 30,5% consomem games durante uma e três horas;

Comportamento:

– 36,4% dos latino-americanos se consideram gamers;

– 79,2% jogam com seus filhos;

– 53,0% jogam para ficar de bom humor;

– 54,7% jogam para se desconectar dos problemas;

– 64,5% gostam de jogos que os relembrem de sua infância;

– 52,5% afirmam terem feito muitos amigos jogando online;

– 54,7% se sentem aceitos pelas suas respectivas comunidades online;

– 54,4% se sentem motivados em jogar com outras pessoas online;

eSports: 63% dos entrevistados se dizem familiarizados com eSports; destes, 56,1% gostam de assistir a partidas de esportes eletrônicos competitivos, e 39,2% afirmam praticarem eSports.

“É uma honra apresentar os resultados da PGB Latam justamente na primeira edição da gamescom latam, dado nossa história com o evento desde o BIG Festival”, diz Carlos Silva, sócio da Go Gamers. “É essencial que o público latino-americano possa ter acesso aos destaques da pesquisa pela primeira vez de forma gratuita e em um evento que une este mesmo público apaixonado por games como os brasileiros”.

“A edição 2024 da PGB Latam traz informações muito valiosas sobre quem é o gamer da América Latina e como ele se vê nesta comunidade”, explica Mauro Berimbau, pesquisador e consultor da Go Gamers. “É interessante observar os contrastes entre os países e até mesmo em comparação com os hábitos dos gamers brasileiros que trouxemos na PGB 2024, no início do ano. No fim, foi possível observar que o mercado de games na região continua sendo muito prolífico, e nada melhor do que trazer esta pesquisa para a edição latina do maior evento de games do mundo”.

A PGB 2024 completa e com outros dados de comportamento dos gamers já está disponível. O estudo abrange 13.360 pessoas nos 26 estados brasileiros e DF, com levantamentos feitos entre dezembro de 2023 e janeiro deste ano.

Sobre a Pesquisa Game Brasil

Referência no estudo de hábitos de consumo do gamer brasileiro, a Pesquisa Game Brasil (PGB) existe desde 2013, e é desenvolvida e produzida pelo SX Group e Go Gamers em parceria com a Blend New Research e ESPM. Toda a pesquisa é desenvolvida com questionários proprietários com uma ampla cobertura e tópicos que envolvem o público gamer e todo o seu ecossistema, no Brasil e na América Latina — em países-chave como Argentina, Chile, Colômbia, Peru e México. A Go Gamers é a unidade de negócios responsável pelo desenvolvimento, produção e publicação da pesquisa anualmente nos canais oficiais www.pesquisagamebrasil.com.br e www.gogamers.gg.

Mulheres são maioria dos gamers de smartphone, aponta pesquisa de consumo. Foto: Reprodução

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!