Recebemos essas informações da Agência Collab e da organização da Gamecon Acre 2024.
Por Regina Soares, da Agência Collab, na Gamecon Acre 2024
No terceiro dia da Gamecon Acre 2024, no sábado (2) em Rio Branco (AC), o painel “Influência no Mundo dos Games” trouxe ao palco principal um bate-papo sobre a responsabilidade e a autenticidade na criação de conteúdo para o universo gamer. Mediado pela apresentadora Bárbara Gutierrez, o painel contou com a presença de Ana Xisdê, apresentadora, atriz e criadora de conteúdo, e Murillo “Shooow” Medeiros, narrador e apresentador de eSports.
Ana Xisdê compartilhou sua trajetória profissional, uma jornada que começou por uma paixão pelos jogos e que, eventualmente, a levou a se tornar uma criadora de conteúdo. “Eu comecei no [game mobile] Free Fire, e o público foi crescendo com o tempo, junto comigo,” explicou. Ela enfatizou a importância de se manter fiel a si mesma, mesmo com as mudanças e pressões do mercado: “Cada evento, cada live, cada vídeo, é uma oportunidade de impactar alguém de forma positiva,” ensinou ela, destacando como a troca genuína com seus seguidores serve como motivação diária.
Para Ana, ser uma influenciadora vai além do conceito mais popular da palavra – ela prefere se descrever como criadora de conteúdo, explicando que a influência surge naturalmente pelo valor que entrega em seus projetos. O foco, ela afirma, está em se manter autêntica, respeitando seu bem-estar e pausando quando necessário: “Em dias em que não estou bem, prefiro dar um tempo. Acho importante ter uma relação saudável com o trabalho.”
Já Murillo “Shoow” falou sobre a evolução de sua carreira de narrador e apresentador de eSports, uma trajetória que começou antes mesmo do termo “influenciador” existir. Ele refletiu sobre como seu estilo de narração, aliado ao crescimento do cenário competitivo de Free Fire, ampliou seu alcance, mas também sua responsabilidade: “Eu já tive medo dessa responsabilidade, porque eu era muito sem papas na língua, muito ‘zueiro’”, ele disse. “Mas comecei a entender que eu tinha me tornado um profissional.”
A experiência de Murillo no Mundial de Free Fire em 2019, realizado no Brasil, foi marcante e uma das mais importantes de sua carreira. Ao público da Gamecon Acre, ele relatou sobre a emoção de perceber a vibração do público e como sentiu o impacto de seu trabalho tomando grandes proporções. “Ver aquela multidão torcendo e o ambiente todo com uma energia tão intensa é uma coisa que não dá pra esquecer”, contou, descrevendo o momento como “um dos ápices” de sua jornada profissional.
Alinhados no discurso, Ana e Murillo reforçaram a importância da priorização da autenticidade e da saúde mental no trabalho de criação de conteúdo. Para ambos, a conexão verdadeira é o fator essencial para se construir uma relação com o público, algo que vai muito além das interações durante as transmissões e nas redes sociais.
Veja alguns trechos do painel aqui.
A Gamecon Acre 2024 aconteceu entre os dias 31 de outubro a 2 de novembro, na Biblioteca da Uninorte, em Rio Branco (AC).
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
Um dos caras que fundou o metal
Dark Side of the Moon
Wolverine detona o Deadpool
Em debate no Conselho de Comunicação Social, convidados defenderam a soberania do país na regulação…
Proposta é inspirada em iniciativa de Mato Grosso, onde sistema é integrado diretamente a órgãos…
É necessário lembrar de uma década de embates com a extrema direita