Indústria

Pesquisa Newzoo aponta “crescimento mais modesto” da indústria e confirma desaceleração do mercado

O site The Gaming Era pontuou hoje que, de acordo com a empresa europeia Newzoo, as receitas do mercado de games para consoles e computadores pessoais (os PCs) cresceu 2,6% em 2023 frente ao ano anterior, alcançando US$ 93,5 bilhões. E o tempo que os jogadores passaram jogando caiu 26% desde o pico alcançado durante a pandemia.

E 80% desse tempo é gasto em apenas 66 games. O relatório The PC & Console Gaming Report 2024 foi divulgado para o público nesta terça (2) e apresentado durante a Game Developer Conference, a GDC.

Do total, 43% correspondem ao mercado de games em PCs, ou US$ 40,4 bilhões de dólares, enquanto US$ 53,1 bilhões (57%) ficam no mercado de consoles. Apesar disso a fatia da pizza dos PCs cresceu mais: 3,9% contra 1,7% dos consoles.

Para Tom Wijman, analista líder da Newzoo que assina o texto de abertura do relatório, a queda do tempo de jogo registrada pelo estudo indica “mais olhos e dinheiro na mão de poucos games e estúdios”. Ou seja, houve uma redução, embora a entidade se mantenha otimista com esse mercado.

Dados da Newzoo confirmam reportagem do Drops de Jogos sobre pesquisa ABRAGAMES

O Drops de Jogos publicou uma série de reportagens sobre problemas na pesquisa anual da ABRAGAMES sobre a indústria de desenvolvimento de games. Em uma das respostas de Rodrigo Terra, presidente da associação, me chamou atenção um trecho:

Em outras palavras, estamos vivendo um momento singular, o que não significa que o crescimento tenha relação direta com as demissões ou a desaceleração, como dito na matéria publicada pelo Drops de Jogos. Vale reforçar que existe uma análise de estado do próprio ambiente de mercado, mas os números não são diretamente proporcionais. Então, esse elo entre o crescimento do faturamento dos estúdios e as demissões não está diretamente relacionado, mas amarrado a outros fatores, como da saúde financeira da própria empresa ou da necessidade de reduzir o quadro para manter o crescimento e o faturamento.

A Newzoo é frequentemente criticada por oferecer dados totais, sem o detalhamento em suas pesquisas. Também é uma pesquisa que deve ser criticada. Mas aparentemente a ABRAGAMES não entendeu que todo o mercado está enxergando desaceleração. É uma questão matemática que não cabe subjetividade.

O mercado de games segue sendo fascinante e necessário. Mas ninguém ganha nada evitando determinadas palavras. Uma crise não deixa de existir se você passa a borracha na palavra crise.

Pesquisa Newzoo. Foto: Reprodução

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Posts Recentes

Gran Turismo 7: Atualização 1.54 traz novos carros, eventos e melhorias em IA

Melhorias em inteligência artificial, diz a PlayStation

3 minutos atrás

SBT anuncia especial de Natal com convidado especial após demissões

E eles tiveram grana para isso, depois de demitir centenas

10 minutos atrás

Saiba os planos do SBT para superar sua crise

Mudando a programação e eliminando programas; foram centenas de demissões

18 minutos atrás

Jogos da Ubisoft têm até 90% de desconto em promoções de Black Friday

Star Wars: Outlaws, Avatar: Frontiers of Pandora, Just Dance 2025 Edition, diversos títulos da franquia…

1 hora atrás

Produtor desabafa sobre demissão do SBT

Ele ficou 15 anos lá

1 hora atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!