Indústria

Pesquisa Newzoo aponta “crescimento mais modesto” da indústria e confirma desaceleração do mercado

O site The Gaming Era pontuou hoje que, de acordo com a empresa europeia Newzoo, as receitas do mercado de games para consoles e computadores pessoais (os PCs) cresceu 2,6% em 2023 frente ao ano anterior, alcançando US$ 93,5 bilhões. E o tempo que os jogadores passaram jogando caiu 26% desde o pico alcançado durante a pandemia.

E 80% desse tempo é gasto em apenas 66 games. O relatório The PC & Console Gaming Report 2024 foi divulgado para o público nesta terça (2) e apresentado durante a Game Developer Conference, a GDC.

Do total, 43% correspondem ao mercado de games em PCs, ou US$ 40,4 bilhões de dólares, enquanto US$ 53,1 bilhões (57%) ficam no mercado de consoles. Apesar disso a fatia da pizza dos PCs cresceu mais: 3,9% contra 1,7% dos consoles.

Para Tom Wijman, analista líder da Newzoo que assina o texto de abertura do relatório, a queda do tempo de jogo registrada pelo estudo indica “mais olhos e dinheiro na mão de poucos games e estúdios”. Ou seja, houve uma redução, embora a entidade se mantenha otimista com esse mercado.

Dados da Newzoo confirmam reportagem do Drops de Jogos sobre pesquisa ABRAGAMES

O Drops de Jogos publicou uma série de reportagens sobre problemas na pesquisa anual da ABRAGAMES sobre a indústria de desenvolvimento de games. Em uma das respostas de Rodrigo Terra, presidente da associação, me chamou atenção um trecho:

Em outras palavras, estamos vivendo um momento singular, o que não significa que o crescimento tenha relação direta com as demissões ou a desaceleração, como dito na matéria publicada pelo Drops de Jogos. Vale reforçar que existe uma análise de estado do próprio ambiente de mercado, mas os números não são diretamente proporcionais. Então, esse elo entre o crescimento do faturamento dos estúdios e as demissões não está diretamente relacionado, mas amarrado a outros fatores, como da saúde financeira da própria empresa ou da necessidade de reduzir o quadro para manter o crescimento e o faturamento.

A Newzoo é frequentemente criticada por oferecer dados totais, sem o detalhamento em suas pesquisas. Também é uma pesquisa que deve ser criticada. Mas aparentemente a ABRAGAMES não entendeu que todo o mercado está enxergando desaceleração. É uma questão matemática que não cabe subjetividade.

O mercado de games segue sendo fascinante e necessário. Mas ninguém ganha nada evitando determinadas palavras. Uma crise não deixa de existir se você passa a borracha na palavra crise.

Pesquisa Newzoo. Foto: Reprodução

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Posts Recentes

Novo trailer de Ghost of Yōtei confirma lançamento em outubro

A aguardada continuação de Ghost of Tsushima chega ao PS5 no dia 02 de outubro

32 minutos atrás

Elon Musk afirma que vai se afastar do DOGE. Mas vai mesmo?

Histórico de mentiras a investidores pesa contra qualquer coisa dita pelo bilionário.

1 hora atrás

Academia Brasileira de Cinema vai homenagear Walter Salles e Fernanda Torres no Prêmio Grande Otelo

A 24ª edição da maior premiação do audiovisual do país está confirmada para 30 de…

13 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!