Indústria

Nintendo processa supermercado Super Mario e perde

A Nintendo recentemente perdeu uma batalha judicial contra um supermercado da Costa Rica, processado pela empresa no ano passado apenas por ter o nome de “Super Mario”. O estabelecimento está localizado em San Ramón e supostamente recebeu esse nome porque é um “super” mercado administrado por Don José Mario Alfaro González.

Ele é conhecido como Mario na localidade. Apesar de operar sob o nome “Super Mario” há décadas, a Nintendo se interessou pelo comércio recentemente quando o filho do proprietário tentou renovar a marca registrada da loja.

Numa publicação na página oficial do supermercado no Facebook, o filho do proprietário, Carlos “Charlito” Alfaro, diz que registrou a loja Super Mario como uma marca logo após se formar na universidade em 2013. No entanto, quando foi renovar o registro no ano passado, a Nintendo acabou se envolvendo.

“Agradeço imensamente ao meu assessor jurídico e contador José Edgardo Jimenez Blanco, que cuidou do registro e da subsequente luta pelo direito à marca”, escreveu Charlito. “Por um momento pensamos em jogar a toalha, como iríamos vencer a luta contra um monstro comercial desses?”.

Apenas da Nintendo ter registrado o uso do nome “Super Mario” em todo o mundo em diversas categorias, incluindo videogames, roupas e brinquedos, parece que a gigante japonesa não declarou nada especificamente no que diz respeito a nomes de supermercados.

De acordo com Charlito, essa especificação nos documentos da Nintendo foi o fator-chave na decisão da autoridade de marcas registradas da Costa Rica, o Registro Nacional, de ficar ao lado do supermercado. “Bem, por isso Edgardo e eu nos mantivemos firmes e há alguns dias recebemos a boa notícia: SÚPER MARIO veio para ficar”, celebrou o “Mario Júnior” nas redes sociais.

Além do nome Super Mario, o logotipo do supermercado não faz nenhum tipo de referência à Nintendo. É um design simples amarelo e azul escuro com a frase: “Super Mario — Su lugar de confianza”, que se traduz em “Super Mario — seu lugar de confiança”.

Charlito postou um vídeo mostrando seu pai ao fundo. “Aquele homem que você vê ali é Don Mario, ele é meu pai, está aqui há 52 anos e é o Super Mario”, celebrou o comerciante.

Com informações do Tech Dirt.

Nintendo processa supermercado Super Mario e perde. Foto: Reprodução/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Drops de Jogos

Posts Recentes

Marcha das Rosas, novo longa da PetitFabrik, conta história de heroína que usa a música para salvar seu povo da escravidão

Novo IP do estúdio amazonense já acumula mais de 10 mil horas de trabalho, previsão…

7 horas atrás

Tendências no mundo dos games: como a realidade virtual está transformando o entretenimento

A tecnologia de realidade virtual tem uma longa e vasta trajetória, mas em tempos recentes…

8 horas atrás

Team Liquid Honda é campeã do 1° Split da Liga das Américas 2025 (LTA) de League of Legends, disputado no Brasil

Com vitória dominante sobre a 100 Thieves, a equipe da Cavalaria, baseada nos Estados Unidos,…

11 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!