Que o serviço de conectividade no Brasil é uma porcaria qualquer internauta sabe. O que ninguém esperava é que, mesmo depois do recuo da Anatel no final do ano passado, a intenção de limitar o serviço voltasse através de um representante do governo.
Em entrevista ao canal de YouTube Poder360 (site do jornalista Fernando Rodrigues), o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, confirmou a proposta de regulamentar a comercialização de planos baseados em franquias de dados e o fim da internet ilimitada na banda larga fixa já no segundo semestre desse ano.
A fala do ministro é mansa e Kassab afirma inúmeras vezes, sem qualquer convicção, que o objetivo da proposta "é beneficiar o usuário".
Se o caro leitor é brasileiro e já usou nosso prestimoso serviço de internet, sabe de que lado está o poder. A Anatel, que deveria zelar pela qualidade dos serviços, raramente se manifesta contra as empresas.
O mesmo governo que propõe ressucitar o fantasma do "LAG" (lentidão) eterno nos games online já manifesta a intenção, desde o ano passado, de abrir mão de algo entre R$ 20 a R$ 100 bilhões em infraestrutura, que as teles utilizam e que deveriam devolver em 2025. Para tanto, basta que as empresas "se comprometam a investir valor equivalente".
Vale lembrar que, em abril passado, a agência que deveria regular o trabalho das operadoras e "beneficiar o usuário" havia afirmado que quem joga videogames "gasta um volume de banda muito grande".
A "banda larga limitada" significa que o jogador vai pagar mais por menos. Como o Drops de Jogos explicou no ano passado, games como FIFA e Call of Duty consomem por volta de 20 MB por hora de jogo e um vídeo de baixa resolução no YouTube consome aproximadamente 150 MB por hora.
Para quem ainda não se abalou com a fatura, é preciso lembrar que a maioria dos jogos atuais exige atualizações constantes e DLCs. Baixar games inteiros no console, como GTA V, que tem aproximadamente 50 GB nas versões para PlayStation 4 e Xbox One e The Witcher 3: Wild Hunt com 30 GB, também vai encarecer a conta.
É bom preparar a carteira ou sair às ruas batendo panelas.
Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.
Clique aqui e assine nosso canal no YouTube
Soraya Thronicke qualificou organizações que estão pressionando a favor das bets como "crime organizado"
Dá para jogar em mais lugares
Encontro para devs!
Tem um ex-presidente nessa releitura
Empresa olha para o digital e enfrenta crise
Evento comercial deste ano ocorre em 29 de novembro