Opinião: Overwatch mereceu, sim, o prêmio de Jogo do Ano do The Game Awards

O grande vencedor do The Game Awards, maior premiação de jogos eletrônicos, foi Overwatch. Título de tiro da Blizzard com elemento de MOBAs como League of Legends, o game desperta paixões e rejeições de algumas pessoas que assistiram a premiação ontem. Por qual motivo?

Foto: Divulgação

O maior motivo para muita gente entortar o bico é o sucesso de mais de uma década que a Blizzard teve com World of Warcraft. A empresa californiana levou quatro estatuetas no TGA: Melhor Jogo, Melhor Multiplayer, Melhor Jogo de eSports e Melhor Direção. Foi indicado para seis categorias, perdendo em Melhor Jogo de Ação e Melhor Direção de Arte.

Os conspiradores dirão que Overwatch ganhou por um "lobby da Blizzard", que recebeu sete indicações entre os prêmios, perdendo somente para a máquina da Electronic Artes (EA), com 10, e para a toda-poderosa Sony, com 13. Mas a realidade é muito mais simples e ficou refletida no discurso de vitória dos desenvolvedores da Blizzard.

A grande vitória de Overwatch foi a sua comunidade vibrante, que critica o machismo na concepção da personagem Tracer e empurra o time de devs para criarem personagens ricos e inclusivos.

Como fez com a BlizzCon, a empresa responsável por Warcraft e StarCraft entendeu que precisava criar um universo novo com este game. E fez isso com sucesso notório. O lançamento da personagem Sombra, recente, foi acompanhado com feedback quase instantâneo. E a liberação do game por um final de semana gratuito para as grandes plataformas mostrou como o jogo de tiro sem sangue e com personagens carismáticos tem forte apelo.

Se Overwatch não te cativou, talvez seja a hora de revisitar o jogo e dar uma segunda chance. Ele não é a melhor experiência gráfica que você vai encarar, mas é um título consistente e que atinge seus objetivos como game puramente multiplayer.

Fora isso, os personagens têm uma estética que não deixam nada a dever para clássicos da Pixar, como o filme Os Incríveis.

Confira o discuso da vitória de Overwatch no TGA.

Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.
Clique aqui e assine nosso canal no YouTube 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Indústria