Categories: Indústria

Opinião: Se for verdadeira, uma “taxa Trump” nos videogames pode gerar retrocesso na indústria

De imediato, a medida pode ser vista como um protecionismo de mercado. Em nações com uma economia com menos vigor que a norte-americana, como é o caso do Brasil, os impostos podem ser um argumento para a industrialização de um mercado nacional pequeno. No caso dos EUA, esta situação não acontece. A indústria de videogames americana é a que mais cresce com o mundo, justamente por atrair investimento japonês, brasileiro, europeu, de qualquer parte do globo.

Caso é tão sério que chamou atenção da Entertainment Software Association (ESA), uma das principais organizadoras da E3, a maior feira de games do mundo.

O protecionismo de Trump, no caso, não faz sentido e trará uma consequência imediata se for verdadeiro: O aumento de preços local que pode gerar um efeito cascata no restante do mundo. Em países hipertaxados, como é no território brasileiro, uma tarifa de 10% pode subir uma porcentagem ainda maior pelos custos que já existem na importação do produto – quando são feitos de maneira idônea e sem sonegação de impostos.

E a implatação de taxas deveria prever contrapartidas para a população, em serviços públicos de saúde como o Obamacare que o novo presidente americano planeja cortar. A carga tributária de países como a Filândia chega a ser 42,1% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Para efeitos comparativos, a mesma carga nos EUA é de 24,8%, enquanto o Brasil fica em 35,13%. 

Os dados são do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).

Mas Donald Trump parece não ligar para estas informações quando resolveu começar a dar canetadas neste começo de 2017. Parece populismo puro querendo prometer empregos para a classe mais pobre norte-americana.

Vamos ver como a comunidade gamer reagirá, se a medida for verdadeira. Pode ser um retrocesso real na indústria do ponto de vista de custos.

Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.
Clique aqui e assine nosso canal no YouTube 

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Posts Recentes

Alunos que sofrem bullying têm pior desempenho em prova internacional

É a primeira vez que o Brasil participa do Timss, estudo que mede os conhecimentos…

19 minutos atrás

Proibição dos celulares em salas de aula SP: como era e como ficou

Os aparelhos serão suspensos também no intervalo entre as aulas, recreios e atividades extracurriculares

40 minutos atrás

No Brasil, 1,4 milhão de estudantes não têm água tratada na escola

Estudo mostra baixo acesso de estudantes indígenas ao saneamento básico. Dos 360 mil indígenas matriculados…

45 minutos atrás

Conheça a identidade visual do BRICS Brasil

Com cores relacionadas às bandeiras dos países-membros e gigante da floresta amazônica como inspiração para…

56 minutos atrás

Mike Portnoy elege seus álbuns preferidos de 2024

Mike tem um baita gosto

1 hora atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!