Indústria

Pesquisa aponta que gamers passam mais tempo assistindo a games do que jogando

O último relatório da pesquisa da MIDiA Research concluiu que os gamers passam mais tempo assistindo a vídeos em plataformas como Twitch e YouTube do que jogando. Os dados indicam que os gamers agora passam mais tempo assistindo a vídeos, com uma média de 8,5 horas por semana assistindo a vídeos contra 7,4 horas jogando.

Essa pesquisa também menciona que há um “potencial inexplorado” para que os publicadores de jogos integrem conteúdo de vídeo de seus ecossistemas em plataformas de terceiros, como Twitch e YouTube. 24% dos jogadores de console e PC assistem a vídeos relacionados a jogos pelo menos mensalmente, com 48% dos compradores dentro do jogo assistindo a conteúdo relacionado a jogos pelo menos mensalmente.

O resultado mostra que um fator comum é que aqueles que assistem ao conteúdo tendem a ser gamers que gastam bastante, especialmente em microtransações. Ou seja, a pesquisa sugera que há um mercado aberto para plataformas de vídeo dentro do jogo oferecerem aos publicadores uma linha direta para os fãs de maior valor.

Para Rhys Elliott, Analista de Jogos da MIDiA Research e autor do relatório, “é hora de os publicadores de jogos pensarem em vídeo dentro do jogo [como eSports, por exemplo] como algo além do marketing. Ao recuperar o engajamento com vídeos, os publicadores têm o potencial de desbloquear novas fontes de receita, como publicidade, e impulsionar o crescimento”.

Desaceleração da indústria

Resultados apresentam o contraste com o ano de 2023, onde os gamers gastaram 2,6% que em 2022, consumindo US$ 93,5 bilhões em com jogos. No entanto, mesmo com o crescimento, os de games demitiram milhares de funcionários.

A resposta pode estar no aumento da inflação, crise econômica e guerras e, como resultado, mesmo com o aumento dos gastos com jogos, os gamers adquirem menos títulos e as empresas, na prática, lucram menos, pois os custos delas aumentaram. Para este ano, a previsão é que a indústria gaming cresça 2,4%.

Com informações da Wccftech, MIDIa Research e Adrenaline.

Imagem: MIDIa Research/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Posts Recentes

Escute as 20 músicas confirmadas em Tony Hawk’s Pro Skater 3+4

Playlist oficial já está disponível no Spotify

35 minutos atrás

Powerwash Simulator 2: veja o trailer do GOTY de 2025

Novo game de limpeza da Futurlab chega ainda este ano

1 hora atrás

SP House bate recorde de público no SXSW 2025, com mais de 11 mil visitantes, diz organização

Iniciativa do Governo de SP oferece uma experiência imersiva que destaca a criatividade e inovação…

2 horas atrás

“A Sogra Perfeita 2” ganha cartaz oficial e data de estreia

Sequência do longa é estrelada por Cacau Protásio e dirigida por Cris D’Amato e Bianca…

2 horas atrás

CEO da Roblox diz que pais não devem deixar seus filhos no jogo

Declaração acontece meses depois de relatório que aponta o jogo como um paraíso para pedófilos

4 horas atrás

Estúdio de Spectre Divide cancela jogo e irá fechar as portas

Esse é o mais recente jogo do tipo “live service” a não conseguir se manter

5 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!