Indústria

Platinum Games muda site para manipular a própria história

Sabe quando você tá naquele sábado meio preguiçoso e resolve fazer uma limpa nas suas redes sociais? Neste último sábado (1), a Platinum Games resolveu fazer uma “limpa” na própria história da empresa, removendo menções a diversos jogos e projetos da empresa.

Algumas dessas remoções eram até esperadas. Uma delas é referente ao Project G.G., jogo anunciado em 2021 e que deveria ser o capítulo final da “trilogia” de jogos de super-herói de Hideki Kamiya (que já contava com Viewtiful Joe e The Wonderful 101). O problema é que Kamiya saiu do estúdio em 2023. Então, esse “corte” de Project G.G. pode ser visto apenas como um cancelamento do jogo sem levantar alarde.

Mas outras decisões não fazem muito sentido, como retirar do site jogos que a Platinum Games desenvolveu e já foram lançados. Entre os jogos da Platinum que sumiram do site neste sábado estão títulos como Star Foz Zero, Babylon’s Fall e Transformers: Devastation.

Platinum Games quer manipular a própria história

Como bem aponta JP Kellams, ex-desenvolvedor da Platinum e atualmente na Epic Games, a lista geral de trabalhos do site da empresa passou de 22 para apenas 9 títulos do dia pra noite. Atualmente, os jogos que constam na página de “All Works” da Platinum são apenas:

  • Bayonetta Origins: Cereza and the Lost Demon
  • Bayonetta
  • Bayonetta 2
  • Bayonetta 3
  • Nier Automata
  • Metal Gear Rising: Revengeance
  • Vanquish
  • Astral Chain
  • The Wonderful 101: Remastered

Além destes nove jogos listados, a página também mostra apenas Ninja Gaiden 4 como projetos em desenvolvimento.

Print de como está a página atual do site da Platinum sobre “todos” os trabalhos da empresa (Imagem: Captura de tela/Rafael Silva)

Ao comparar a lista atual com a anterior, é possível notar que houve uma escolha de tirar do site todos os projetos que foram considerados como “fracassados”, seja pela qualidade do produto final ou pelo número de cópias vendidas.

Apesar disso, os jogos que foram retirados do site nunca foram uma “mancha” na reputação da empresa. A Platinum Games sempre foi lembrada como o estúdio que desenvolveu jogos incríveis como Bayonetta e Nier Automata, e os “fracassos” dela eram tão esquecíveis que a gente não só esquecia que esses jogos também eram da Platinum – a gente esquecia até mesmo que eles existiam!

Assim, é uma decepção ver uma empresa tão grande e importante para o cenário de jogos se esforçar tanto para manipular a própria história. E isto só mostra como esforços de preservação são cada vez mais importantes para esta indústria.

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Rafael Silva

Rafael Silva é jornalista formado desde 2017. Cresceu lendo revistinhas de videogame, entrou numa "nóia" quando percebeu que o “jornagames” ainda era feito para adolescentes que só tinham interesse de discutir qual console era melhor, e agora está numa missão de vingança para resolver isso com as próprias mãos.

Posts Recentes

Bolha prestes a estourar? Microsoft pausa investimentos em IA

Dona do Windows decidiu parar o desenvolvimento de três data centers no estado de Ohio

8 horas atrás

Demolidor: Renascido é o sopro de vida que a Marvel precisava

Série da Disney+ combina a profundidade emocional da versão da Netflix com a capacidade de…

9 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!