Pokémon Legends ZA e Metroid Prime 4. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos
Mesmo após o anúncio de seu sucessor, o Nintendo Switch continua forte em 2025. Um novo Nintendo Direct, exibido na quinta-feira (27), mostrou os planos para o console para o resto do ano. O evento apontou detalhes de jogo que já estavam anunciados.
Como Pokémon Legends ZA, além de novidades para franquias já existentes, como o novo Metroid Prime 4 Beyond.
A primeira grande novidade é o lançamento de remakes HD-2D para os games Dragon Quest I e II, da Square Enix. Eles surgem após o sucesso do relançamento de seu sucessor, Dragon Quest III, em 2024.
A série Dragon Quest foi um dos grandes sucessos da produtora desde o lançamento do jogo original, em 1986. Além disso, ela é conhecida por que o responsável pelo Character design era Akira Toriyama, o criador de Dragon Ball.
Outro RPG antigo da empresa, SaGa Frontier II, também recebeu um remaster, que já está disponível na loja do Switch.
O evento também revelou novos games como No Sleep For Kaname Date, parte da série AI: The Somnun Files, Tamagotchi Plaza, Witchbrook e Eternal Life of Goldman.
A Disney também marcou presença no evento, com os games Disney Villains Cursed Café e MARVEl Cosmic Invasion. O primeiro é um simulador em que o jogador pode servir bebidas para vilões da empresa.
Já MARVEL Cosmic Invasion é um beat’em’up side scroller que se inspira em jogos antigos de arcade como Captain Commando e The Simpsons Arcade Game. Nele, até quatro jogadores podem se unir para derrotar inimigos em vários estágios usando diversos personagens da franquia.
Desde que foi anunciado, em 2024, Pokémon Legends ZA permaneceu na frigideira por muito tempo. Agora, a Game Freak corre para recuperar o tempo perdido.
O game ganhou um trailer no Pokémon Direct de fevereiro e, agora, um novo no Nintendo Direct. O vídeo revelou novidades como o ciclo de dia e noite do jogo, que mudará a forma como jogadores vão interagir com o game.
Durante o dia, eles poderão acessar áreas selvagens para encontrar e capturar Pokémon. Mas, à noite, estes mesmos locais se transformam em campos de batalha onde será possível encontrar e enfrentar diversos treinadores.
Esse sistema faz parte de um ranking de batalhas no qual os jogadores começam no nível Z e devem escalar até o mais alto, o nível A.
O trailer confirmou o retorno de vários Pokémon, incluindo Patrat, Pansear, Pansage e Panpour, além de suas respectivas evoluções. A presença deles era muito aguardada por fãs da franquia, uma vez que eram os únicos que não podiam ser obtidos em games no Switch.
A série Metroid é a única grande franquia da própria Nintendo que deve ganhar um novo game ainda no Switch 1. O novo título, chamado Metroid Prime 4 Beyond segue o mesmo esquema de seus antecessores como um game em primeira pessoa.
A história envolve a protagonista Samus Aran investigando um planeta antigo e traz uma novidade: ela ganhará poderes psíquicos. Um deles, por exemplo, é a capacidade de mudar a trajetória de seus tiros.
A inclusão desse novo sistema serve para permitir que o game tenha desafios mais complexos e seja algo além de um simples jogo de tiro. A Nintendo já viu o efeito que dar liberdade aos jogadores pode ter em Breath of The Wild. Por isso, é possível que ela esteja de olho em descobrir como algo semelhante pode influenciar a série Metroid.
Um dos anúncios mais inesperados do Nintendo Direct foi o Virtual Game Card. O novo sistema chegará em breve como uma atualização do Switch e também estará disponível no Switch 2.
O Virtual Game Card funciona, como o nome diz, como um cartucho virtual. Ele permitirá que jogadores compartilhes seus games uns com os outros, ainda que esses games sejam virtuais
Para isso, o jogador poderá colocar o game digital no virtual game card e transferí-lo para que outra pessoa o jogue. Enquanto fizer isso, o jogo não estará disponível para ela.
O sistema pretende emular a troca de games físicos. Ele vai permitir que pessoas com mais de um Switch transfiram jogos entre sistemas. O Virtual Game Card também vai funcionar com membros de um grupo de família e, no futuro, com o Switch 2.
Embora ainda não se saiba mais detalhes sobre o sistema, a Nintendo já revelou que a duração máxima de um empréstimo é de duas semanas.
Esse Nintendo Direct é provavelmente o último a focar no Nintendo Switch 1. A partir da metade do ano, é quase certo que os eventos todos estarão voltados apenas para seu sucessor.
Por falar nisso, a Nintendo já avisou que fará um novo direct apenas para falar do console no dia 2 de abril de 2025. Depois disso, ela prometeu que vai divulgar novidades diárias no Nintendo Today, um novo app para Android e iOS que trará notícias e conteúdo extra exclusivos para os títulos da empresa.
Pokémon Legends ZA e Metroid Prime 4. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos
Jornalista com 15 anos de estrada e gamer desde criança. Sobreviveu a diversos sistemas desde o Game Boy até o Nintendo Wii. Tem saudades da era do SNES e é fanática por Pokémon. Tem passagem pelo UOL.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
Dropando a Real
A notícia deste marco segue após a apresentação de Hideo Kojima no SXSW
Ser fiel a um clássico do PlayStation? Nem sempre é necessário
Não foi agressão, foi legítima defesa