Indústria

Quem é Hideo Kojima, o criador de Death Stranding 2 On The Beach?

Apaixonado por cinema, mangás e literatura, Hideo Kojima é designer de games e é conhecido por ser um dos primeiros criadores de jogos mais autorais. Ele nasceu em 24 de agosto de 1963 em Setagaya, Tóquio, capital do Japão. Mas se criou em Osaka. Seu perfil nas redes social traz frase: “Meu corpo é feito 70% de filmes”

O livro Creative Gene e a história de Kojima

Muito da sua biografia está no livro Creative Gene (2021), que aborda o período de sua saída da Konami, com Metal Gear Solid V, e a construção da Kojima Productions com o jogo autoral Death Stranding.

Sendo o mais novo de três filhos, Hideo Kojima foi marcado pela morte ainda na adolescência de seu pai, Kingo Kojima, que era um farmacêutico e vivia em viagens. A ausência do pai o motivou como criador de videogames.

Kojima se interessou por fazer filmes quando um amigo levou uma câmera Super 8 para a escola. Eles começaram a filmar filmes juntos, cobrando 50 ienes de outras crianças para vê-los. Ele enganou seus pais para financiar uma viagem a uma ilha na costa do Japão sem dizer a eles que queria filmar lá. Em vez de filmar, passou o tempo nadando e, no último dia, mudou o enredo para ser sobre zumbis e não mostrou o filme aos pais.

Enquanto estava na universidade, Kojima tentou entrar em produção cinematográfica . Ele esperava que, se ganhasse prêmios por sua ficção escrita, fosse abordado sobre a direção de um filme. Naquela época, ele viu o Famicom da Nintendo e pensou em ingressar na indústria de videogames. Kojima disse que não tinha amigos interessados ​​em cinema para encorajá-lo a entrar nesse setor.

Hideo Kojima entrou na divisão MSX da publisher de videogames Konami em 1986. Ele se candidatou à Konami porque era a única desenvolvedora de jogos listada na bolsa de valores japonesa. Ficou desapontado com o trabalho inicialmente, esperando fazer jogos para o Famicom e sentindo que a paleta de 16 cores do MSX era muito limitada.

Kojima foi convidado a assumir Metal Gear como funcionário sênior em 1987. Limitações de hardware dificultaram o desenvolvimento do combate do jogo, e Kojima alterou a jogabilidade para focar em um prisioneiro escapando em vez de lutar, inspirado em The Great Escape, um filme de Hollywood com Kurt Russell.

Foi lançado em 13 de julho de 1987, para o computador doméstico MSX2 no Japão, e em setembro daquele ano para a Europa. O jogador controla um agente das forças especiais com o codinome Solid Snake , que é enviado ao estado fortificado de Outer Heaven para deter um tanque ambulante equipado com armas nucleares conhecido como ” Metal Gear “. Metal Gear é um dos primeiros exemplos do gênero de jogo steath. Uma versão de Metal Gear foi lançada para o NES em 1987, com gráficos alterados, dificuldade e um final abreviado.

Seu próximo projeto foi o jogo de aventura gráfica Snatcher , lançado para as plataformas de computador NEC PC-8801 e MSX2 no Japão em 26 de novembro de 1988. Kojima escreveu e dirigiu o jogo. Ele planejou que o jogo, uma aventura gráfica com elementos de romance visual , tivesse seis capítulos, mas foi instruído a reduzi-lo para dois.

O Metal Gear original foi um sucesso comercial para seu lançamento no NES, e a Konami decidiu criar uma sequência para o jogo, Snake’s Revenge , sem o envolvimento de Kojima. Quando ele estava viajando no sistema de trânsito de Tóquio, ele foi informado sobre Snake’s Revenge por um colega que trabalhava no projeto, que lhe pediu para fazer um novo jogo Snake. Assim, Kojima começou a trabalhar em sua própria sequência, Metal Gear 2: Solid Snake e os dois foram lançados em 1990.

Policenauts foi lançado no Japão em 29 de julho de 1994, para o PC-9821 . No Japão, os críticos elogiaram Policenauts por seu alto nível de apresentação. Tanto a Sega Saturn Magazine quanto a Famitsu elogiaram a qualidade da animação, a dublagem e seu cenário envolvente. As análises retrospectivas consideraram o jogo geralmente positivo e buscaram contextualizar Policenauts dentro do corpo de trabalho de Kojima, como fortemente estilizado e influenciado por filmes americanos. Foi um grande sucesso de um asiático no mercado ocidental.

Em 1994, Kojima começou a planejar uma sequência 3D para Metal Gear 2: Solid Snake , intitulada Metal Gear Solid e originalmente planejada para lançamento no 3DO Interactive Multiplayer . Depois que o 3DO foi descontinuado, o desenvolvimento mudou para o Sony PlayStation.

Para a transição de gráficos 2D para 3D, um novo motor teve que ser desenvolvido por Kojima e sua equipe. Uma demonstração de jogabilidade foi revelada ao público pela primeira vez na Tokyo Game Show de 1996 , e mais tarde foi exibida no dia 2 da E3 de 1997 como um pequeno vídeo. O jogo foi lançado com muitos elogios da crítica.

Muitos meios de comunicação e de imprensa notaram as qualidades cinematográficas do jogo e a jogabilidade furtiva inovadora. Kojima se tornou uma celebridade na mídia de notícias de videogame e ficou surpreso quando começou a ser reconhecido em público.

No início de 2001, Kojima divulgou os primeiros detalhes da sequência de Metal Gear Solid , Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty, para o PlayStation 2. Os gráficos altamente detalhados , a física e a jogabilidade expandida do jogo rapidamente o tornaram um dos jogos mais esperados da época. O jogo foi altamente bem-sucedido e aclamado pela crítica no lançamento, devido aos seus gráficos, jogabilidade e enredo, que lidavam com uma miríade de temas filosóficos tão específicos quanto memes, censura, manipulação, parricídio, as falhas inerentes da democracia e tão grandiosos quanto a natureza da própria realidade.

Foi seu maior sucesso comercial e de crítica.

Enquanto Metal Gear Solid 2 agradou aos jogadores com a discussão destes, o labirinto desconcertante de diálogos e revelação do enredo nas horas finais do jogo foi uma decepção para muitos jogadores, que esperavam a resolução no estilo Hollywood de seu antecessor.

Depois, Kojima, já como vice-presidente da Konami, projetou e lançou Metal Gear Solid 3: Snake Eater para o PlayStation 2. Ao contrário dos jogos anteriores da série, que se passavam em um futuro próximo e focavam em locais fechados, o jogo se passa em uma selva soviética durante o auge da Guerra Fria em 1964, e apresenta sobrevivência na selva, camuflagem e espionagem no estilo James Bond .

A versão americana foi lançada em 17 de novembro de 2004, com a versão japonesa seguindo em 16 de dezembro. A versão europeia foi lançada em 4 de março de 2005. A resposta crítica ao jogo foi altamente favorável. Kojima disse que sua mãe jogou, “Levou um ano inteiro para ela completar Metal Gear Solid 3. Ela pedia para seus amigos ajudá-la. Quando ela derrotou The End, [um personagem que o jogador enfrenta durante o jogo], ela me ligou e disse: ‘Está terminado’”.

Naquela época, Kojima produziu a sequência de Boktai , Boktai 2: Solar Boy Django para o Game Boy Advance. Lançado no verão de 2004, ele faz uso mais extensivo do sensor de luz solar do cartucho e permite que os jogadores combinem várias novas armas solares.

Também foi lançado Metal Gear Acid para o portátil PlayStation Portable . Um jogo baseado em turnos , é menos voltado para a ação do que os outros jogos Metal Gear e se concentra mais na estratégia. Foi lançado no Japão em 16 de dezembro de 2004. Sua sequência, Metal Gear Acid 2 , foi lançada em 21 de março de 2006.

Embora ele tenha anunciado que Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots seria o último jogo Metal Gear em que ele estaria diretamente envolvido, ele anunciou na E3 2009 que voltaria para ajudar em dois jogos Metal Gear : Metal Gear Solid: Rising, como produtor e Metal Gear Solid: Peace Walker como escritor, diretor e produtor.

Quando foi entrevistado na Gamescom 2009, Kojima afirmou que se envolveu mais com Peace Walker porque “havia muita confusão dentro da equipe e não ocorreu como eu queria. Portanto, pensei que precisava entrar e fazer Peace Walker”.

Em meados de 2012 e nos anos seguintes após Kojima terminar o trabalho no Fox Engine , Kojima foi conectado à série Silent Hill . Durante esse tempo, ele indicou que estava interessado em fazer um jogo Silent Hill e a primeira instância disso foi em 18 de agosto de 2012.

Em agosto de 2014, PT foi lançado na PlayStation Store e mostrou que um novo jogo da franquia Silent Hill intitulado Silent Hills estava sendo dirigido por Kojima para o PlayStation 4 , ao lado do diretor de cinema mexicano Guillermo del Toro.  Em abril de 2015, o teaser jogável foi removido e o jogo foi cancelado.

Na Game Developers Conference de 2013 , Kojima afirmou Metal Gear Solid V: The Phantom Pain , que seria seu último jogo Metal Gear , observando que desta vez, ao contrário dos anúncios anteriores de que ele havia parado de trabalhar na série, estava muito sério sobre sair; foi precedido por Metal Gear Solid V: Ground Zeroes , um jogo mais curto lançado em 2014 e servindo como um prólogo para The Phantom Pain .

Em março de 2015, começaram a surgir relatos na imprensa de que Kojima se separaria da publisher de longa data Konami após o lançamento de The Phantom Pain . A Konami declarou mais tarde que estava fazendo testes para novos funcionários para futuros títulos Metal Gear e removeu o nome de Kojima do material de marketing da série.

Apesar dos relatos de que Kojima deixou a empresa em outubro de 2015, um porta-voz da Konami afirmou que ele estava “tirando um longo tempo de folga do trabalho”. No The Game Awards 2015 , Metal Gear Solid V ganhou os prêmios de Melhor Jogo de Ação e Melhor Trilha Sonora, mas Kojima não compareceu ao evento, sendo supostamente impedido de comparecer pela Konami.

No dia 16 de dezembro de 2015, Kojima anunciou que a Kojima Productions seria restabelecida como um estúdio independente, em parceria com a Sony Computer Entertainment , e que seu primeiro jogo seria exclusivo para o PlayStation 4. Na E3 2016 , Kojima anunciou pessoalmente o título do jogo como Death Stranding em um trailer. O trailer apresentava Norman Reedus , com quem Kojima havia trabalhado anteriormente no cancelado Silent Hills .

No The Game Awards 2023 , Kojima e Jordan Peele anunciaram um novo jogo, intitulado OD , publicado pela Xbox Game Studios . O jogo é estrelado por Sophia Lillis, Hunter Schafer e Udo Kier.

Em 14 de dezembro de 2023, Kojima e o estúdio de cinema A24 anunciaram que uma adaptação cinematográfica live-action de Death Stranding está sendo produzida.

No dia 31 de janeiro de 2024, durante o evento State of Play do PlayStation, Kojima anunciou que está trabalhando em um novo jogo do gênero ação-espionagem após Death Stranding 2.

Lançamento de Death Stranding 2

Death Stranding 2 chegou em 26 de junho de 2025 exclusivo no PlayStation 5. O título acumulou média de 90 no Metacritic, que agora caiu para 89, tendo uma recepção muito boa no lançamento e apostando mais em ação do que o primeiro título, de 2019.

Drops de Jogos

Posts Recentes

Galaxy Book6 oferece desempenho avançado e produtividade com AI em um novo design elegante

Com processadores Intel Core Ultra Série 3 baseados na arquitetura Intel 18A, bateria de longa…

10 horas atrás

Dólar cai e fecha em R$ 5,40

Câmbio

11 horas atrás

PUBG MOBILE: Confira as atualizações da Versão 4.2

Explore o Santuário Árboreo cheio de vida, batalhe contra a Flor Corruptora e alia-se a…

13 horas atrás

Explore o mundo de CODE VEIN II com um novo trailer e o anúncio da demo do sistema de criação de personagens

Demonstração permite criar até 64 personagens e transferí-los para a versão final do jogo

13 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!