Quem foi Ted Dabney, co-fundador da Atari, falecido aos 81

Além da Atari, Dabney trabalhou em outros projetos de Bushnell.

  • por em 27 de maio de 2018

Todo mundo sabe que foi Nolan Bushnell quem criou a Atari. O que nem todos sabem, é que o jovem engenheiro teve ajuda de gente bem mais gabaritada na construção do primeiro arcade de games da história, o Computer Space, e da própria empresa.

Samuel Frederick Dabney, mais conhecido como Ted Dabney, que acaba de falecer aos 81 anos, foi o grande parceiro de Bushnell na empreitada que se transformou no mercado de entretenimento mais lucrativo de todos os tempos. Juntos, os dois engenheiros criaram a Syzygy, empreendimento conjunto através do qual idealizaram e produziram o aparelho, em 1971. Mais tarde, ambos fundariam a Atari.

Nascido em 1937, em São Francisco, na Califórnia, Dabney foi trabalhar com equipamentos de vídeo na seção de produtos militares da Ampex, empresa que desenvolveu, entre outros projetos, os primeiros aparelhos de videocassete. Sua expertise nesse segmento seria determinante para o desenvolvimento do mercado de games no futuro.

Foi na Ampex que o profissional conheceu o parceiro Bushnell, cuja mente já projetava oportunidades de negócios em todos os campos comerciais. Muito antes de inaugurar a cadeia de restaurantes Chuck E. Cheese, Nolan já apresentava a Dabney a ideia de um 'pizza parlor', um modelo de pizzaria onde as pessoas pudessem se reunir para cantar e brincar, enquanto comiam em família.

A criação de Computer Space e do próprio Pong devem muito à sagacidade e ao conhecimento técnico de Ted Dabney, que conseguiu converter os gráficos de Space War, visto por eles rodando em uma caríssimo computador PDP-1, em imagens de vídeo manipuláveis em um tubo de raios catódicos, existentes nas antigas TVs. Os custos de produção passaram a ser mínimos com sua invenção, viabilizando o projeto.

Os desentendimentos entre os co-fundadores levaram Dabney a abandonar a empresa logo após o bem sucedido lançamento do arcade Pong. Os caminhos de ambos voltariam a se cruzar novamente, desta vez com Dabney na posição de empregado de Bushnell, na criação do projeto Pizza Time Theater, restaurante que precedeu Chuck E. Cheese, e, posteriormente, na empresa Catalyst Technologies.

A confirmação da morte do engenheiro, ocasionada por um câncer de esôfago, foi dada pelo pesquisador da história de games Leonard Herman, amigo próximo em seus últimos anos de vida.

Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.
Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Indústria