Indústria

Shigeru Miyamoto completa 72 anos; entenda a importância desse verdadeiro gênio dos videogames

O gênio dos videogames Shigeru Miyamoto, criador de Mario e The Legend of Zelda, completou 72 anos ontem. O experiente jornalista Fabio Santana fez o melhor resumo sobre a trajetória desse desenvolvedor no Threads. Vamos ler o texto do Fabão para entender tudo.

Shigeru Miyamoto e o Brasil

Hoje, 16 de novembro, é aniversário de 72 anos de Shigeru Miyamoto. Aqui está ele num vídeo desta semana apresentando uma nova área do parque oficial da Nintendo no Japão (youtu.be/F8OtA…). Vamos de fiozinho com uma ou duas lembranças sobre o gênio da indústria de games?

A primeira vez que lembro de ler sobre Miyamoto foi na revista Videogame número 20, de novembro de 1992. No alto da capa, a chamada: “Mario: “Pai” de Mario Bros explica o sucesso”.

A matéria de uma página na revista Videogame de 1992 traz uma breve história dos jogos de Mario com algumas declarações do “jovem japonês Shigeru Miyamoto” (então prestes a fazer 40 anos e já há 15 anos trabalhando na Nintendo).

Essa matéria da revista Videogame na verdade se baseia, com algumas liberdades, em um artigo publicado na revista americana Rolling Stone, edição de janeiro de 1992, escrito pelo jornalista e autor David Sheff. Olha ali a mesma foto do garotão Miyamoto.

Um ano depois dessa reportagem da Rolling Stone, em 1993, David Sheff lançaria seu livro seminal Game Over, que chegou aqui no Brasil com o título Os Mestres do Jogo: Por Dentro da Nintendo, lançado como um livro de economia e negócios.

Em 2005, na minha primeira E3, eu tive a oportunidade de participar de uma entrevista do @pablomiy com o Miyamoto, que estava então com 52 anos – 13 anos depois do artigo da revista V̶i̶d̶e̶o̶g̶a̶m̶e̶ Rolling Stone, ainda fazia jus à alcunha de “o jovem japonês”.

Essa entrevista com Miyamoto na E3 2005 saiu na revista Nintendo World 83, junho de 2005. Olha ali o Miya segurando a edição 81 da Nintendo World. Nos créditos da matéria, “Por Pablo Miyazawa, Fotos Fabio Santana”.

O mais legal é que, naquela ocasião, na E3 2005, o Miyamoto autografou aquela revista Nintendo World 81, e o @pablomiy guarda esse exemplar até hoje.

O mais legal ainda? É que acaba de estrear o projeto Nintendistas, e os primeiros participantes concorrem ao sorteio dessa revista Nintendo World autografada pelo Miyamoto. Será um livro de luxo contando a história da Nintendo no Brasil. Saiba mais e apoie: catarse.me/ninte…

E vida longa ao mestre Shigeru Miyamoto, o eterno jovem japonês. <3

Veja o texto do Fabão com fotos preciosas.

O mestre Shigeru Miyamoto: Foto: Divulgação/Montagem de Pedro Zambarda no Drops de Jogos

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Posts Recentes

Campanha nacional recupera mais de 2,6 mil celulares roubados

Iniciativa é da Operação Mobile, do Ministério da Justiça

11 minutos atrás

Casos de Covid-19 aumentam no Brasil, diz Fiocruz

Síndrome respiratória aguda grave associada à Covid-19 afeta especialmente os idosos

24 minutos atrás

Vampire Survivors está de graça na Epic Games Store por um dia

Jogaço e uma revelação indie

10 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!