Indústria

Steam vai banir todos os jogos com propagandas da plataforma

A Valve resolveu acabar com a “farra” das propagandas na plataforma. A empresa inaugurou uma nova página dedicada no Steamworks para explicar as políticas sobre a veiculação de propagandas na plataforma.

Esta página deixa bem claro que a Valve não trabalha com nenhum tipo de anúncio pago, e nem permite que nenhum jogo da plataforma utilize modelos de financiamento baseados em anúncios. De acordo com a páginas, existem apenas 3 tipos de anúncio que podem existir nos jogos vendidos na Steam:

  • Publicidade indireta, que é quando uma marca ou produto está presente dentro do contexto de um jogo. Por exemplo, um personagem num jogo de aventura que bebe uma Coca-Cola durante uma cutscene é um tipo de publicidade indireta.
  • Promoções cruzadas, que é quando empresas fazem uma parceria para promover um produto ou evento dentro do jogo. As missões especiais da marca Cup Noodles dentro de Final Fantasy XV é um tipo de promoção cruzada.
  • Anúncios pagos fora da Steam, que é quando um desenvolvedor resolve colocar botões ou outros widgets para levar o interesse pelo seu jogo dentro da Steam para um ambiente externo. Por exemplo, um link para uma loja própria do desenvolvedora onde os jogadores podem comprar camisetas e canecas temáticas do jogo.

A página também deixa bem claro quais tipos de anúncios são proibidos:

  • Jogos que usam a visualização de anúncios como estratégia de monetização, como permitir que os jogadores só possam começar a jogar ou passar de fase após assistir a uma propaganda.
  • É proibido também usar anúncios como forma de bonificar jogadores. Por exemplo, oferecer vidas extras ou um equipamento especial para quem assistir a propagandas dentro do jogo.
  • Também é proibido esconder algumas funções específicas da Steam (como páginas promocionais) e desbloqueá-las apenas para quem assistir a um anúncio.

Essas regras não são exatamente novas, mas o fato da Steam ter criado uma página dedicada a elas é um indício de que este é um problema crescente na plataforma.

A Valve ainda lembra que qualquer empresa que for pega descumprindo essas regras terá seus jogos banidos da loja.

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Rafael Silva

Rafael Silva é jornalista formado desde 2017. Cresceu lendo revistinhas de videogame, entrou numa "nóia" quando percebeu que o “jornagames” ainda era feito para adolescentes que só tinham interesse de discutir qual console era melhor, e agora está numa missão de vingança para resolver isso com as próprias mãos.

Posts Recentes

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!